quarta-feira, 15 de maio de 2013

Nvidia Shield disponível em Junho por $350


A pequena consola portátil da Nvidia já tem preço e data de chegada ao mercado. O Project Shield deixa cair o "project", ficando com o nome oficial de Nvidia Shield e irá custar $350. As pré-encomendas poderão ser feitas desde já para quem estiver registado no site, ou a partir do dia 20 de Maio para todos os outros. A data de entrega indicada é "final de Junho", mas por enquanto está limitada apenas aos EUA e Canadá.

Este consola de jogos quer transformar a plataforma Android numa verdadeira plataforma de jogos "a sério", complicando ainda mais a vida a sistemas como a PS Vita e a Nintendo 3DS, e para isso conta aposta num sistema Tegra 4 com 2GB de RAM, ecrã de 5" HD (720p), controlos físicos com dimensão idêntica às dos controladores de uma consola de jogos (com dois sticks analógicos), e até uma saída mini-HDMI capaz de suportar resoluções 4K para vídeo.

Também o som não ficou esquecido, com colunas que prometem ser de referência neste segmento - e mesmo melhores do que encontramos em muitos portáteis - e para além de todos os jogos que tiram partido das capacidades gráficas do Tegra 4, há também a possibilidade de jogarem os vossos jogos do PC via streaming (caso tenham um GTX 650 ou superiores) - embora esteja por agora limitado a alguns jogos e necessite de um router WiFi Dual-Band para funcionar devidamente. Há também algumas ausências estranhas, como o facto de não ter câmaras (nem frontal nem traseira), o que impossibilita o seu uso para jogos em realidade aumentada e coisas como videochat, que poderiam ser interessantes para um produto deste tipo.

A Nvidia promete 4-5h de autonomia no "pior caso", que se esticam para as 10h no caso de streaming de jogos do PC, e de 20h a ver vídeo. Com um preço de $350 e planos de ser substituida por um novo modelo mais evoluído a cada ano, não sei até que ponto irá ter sucesso num mercado já "infestado" de smartphones, tablets, e consolas... O conceito é interessante... mas penso que o preço está num patamar ligeiramente superior ao que se desejaria.

Se tivessem que optar entre gastar $350 por ano, optariam por uma Nvidia Shield, ou um Nexus 4 (ou 5)?

Mas... é daquelas apostas que poderá vir a compensar apenas a médio/longo prazo, à medida que mais developers se forem dedicando ao Android como plataforma de jogos "a sério".



[publicado originalmente no Aberto até de Madrugada]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails