terça-feira, 9 de abril de 2013

Nova Xbox com Apresentação Adiada para Maio


Depois de estar tudo à espera para ficar a conhecer a nova Xbox já no próximo dia 24 de Abril, há indicações de fontes seguras de que a Microsoft decidiu adiar o evento para 21 de Maio - data mais próxima da E3 e da conferência Build da MS.


Ao que parece, tudo indica que há semelhança do que a Sony fez com a PS4, também a MS deverá passar a utilizar CPUs x86 idênticos aos dos computadores comuns (fornecidos pela AMD - que também fornecerá os chips para a PS4) em vez de apostar na tecnologia PowerPC como acontecia na Xbox 360. Uma medida que facilitará a criação e adaptação de jogos entre PCs e consolas - e que consequentemente deverá também permitir baixar os preços mais elevados que as versões para consolas habitualmente têm (senão, vamos lá ver qual será a desculpa para justificar o diferencial de preço desta vez). No entanto, esta mudança de arquitectura de CPU levanta também questões quanto à retrocompatibilidade com os jogos da XBox 360.

Embora me pareça possível que a nova consola tenha capacidade para decifrar e emular a actual Xbox, poderá dar-se o caso da MS achar que não vale a pena o trabalho. No caso da Sony, prometeu - sem dados concretos - que eventualmente poderá vir a ser possível jogar os jogos antigos via streaming da internet. No caso da Xbox, parece que estão a planear uma nova XBox 360 "low-cost" que será posta à venda por $99... e que assim continuará a dar a possibilidade dos jogadores usufruirem dos jogos antigos (sendo que na grande maioria dos casos, os compradores da nova Xbox também terão a antiga).


Outra questão que tem levando polémica são as referências a que a nova Xbox necessitará de ligação permanente à internet, e que caso a ligação falhe por mais que 2 ou 3 minutos, a consola avisará de que não pode prosseguir com o jogo. Rumores que ficaram fora de controlo quando um director da MS Studios desabafou que "não percebia porque razão as pessoas estavam a levantar tantos problemas por causa disso", originando um coro de protestos de milhares de pessoas (actualização: o incidente levou à sua demissão) que referiam que nem toda a gente pode dar-se ao luxo de ter ligação à internet a tempo inteiro - ao ponto da própria MS ter vindo pedir desculpas pelas declarações, mas também dizendo que não pode comentar nada sobre produtos que ainda não foram apresentados. (Considerando que a Sony já veio esclarecer que a PS4 não obrigaria a ligação permanente à internet, não acredito que a MS cometa o erro de exigir tal coisa - embora se compreenda que muitas das funcionalidades dependam disso).


... Segundo os rumores, a nova Xbox chegará ao mercado em Novembro, e fala-se que poderá ter preços na casa dos $500, ou ficando mais barata com opções de mensalidades pagas durante um período de 12/24 meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails