sábado, 13 de abril de 2013

AMD diz que não irá Haver DirectX 12... Nunca


É um relato bastante estranho mas que merece ser levado a sério vindo de que vem: o vice presidente da secção de vendas da AMD disse que não há planos para que haja um DirectX 12, nem agora nem no futuro. Afirmações que no entanto podem a estar ser mal interpretadas... ou ser um sinal de que o DirectX11 e 11.1 já atingiu um ponto com tal versatilidade que, por agora, não se imagina que venham a ser necessárias mais funcionalidades.

Por outro lado, com o mercado dos PCs em queda, alternativas como a Steam Box nos PCs a dispensarem o Windows, e a iminente chegada da nova geração de consolas que as equilibrará em termos de potência com os PCs actuais... parece-me mais que evidente que o segmento de jogos nos PCs se tornará num nicho cada vez mais restrito apenas para os verdadeiros adeptos. E nem me arrisco a dizer como é que as coisas poderão estar daqui por mais 3 ou 4 anos (quando smartphones e tablets também tiverem capacidades gráficas idênticas às que temos hoje nos PCs).


O que é certo é que também eu me deparei agora com a triste realidade do peso da idade das minhas duas GTX 275 em SLI, e que tão bem se têm portado ao longo dos anos, dão finalmente sinal da sua idade. Depois de ter descarregado o Crysis 3, fui confrontado com a mensagem de que é um jogo apenas para DirectX 11, e que as minhas placas não o suportam. Ora boa... lá vou ter que fazer um upgrade inesperado.

... Enquanto pesquisava por novas placas (em princípio optarei por um GTX 670), e considerava a hipótese de vender as 275, descobri que afinal já não parecem ter grande valor comercial... mesmo se são ainda bem capazes de dar e sobrar para muitos jogos. O meu plano era que se aguentassem 5 anos (e trocá-las para o ano, por altura da chegada da nova geração de GPUs da Nvidia), mas parece que errei por um ano e vai ter que ser mais cedo.

1 comentário:

  1. "Por outro lado, com o mercado dos PCs em queda, alternativas como a Steam Box nos PCs a dispensarem o Windows"

    Dispensam Windows, mas usam Linux que tem um numero muito,muito inferior de jogos, OSX é o mesmo.

    " Depois de ter descarregado o Crysis 3, fui confrontado com a mensagem de que é um jogo apenas para DirectX 11, e que as minhas placas não o suportam. Ora boa... lá vou ter que fazer um upgrade inesperado."

    Suporte só de Directx11 era algo conhecido muito, muito antes do lançamento.
    Sabia-se que não ia correr em directx10, na altura provocou muito alarido.



    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails