quarta-feira, 13 de março de 2013

Novo SimCity demonstra o Falhanço do DRM


Já saberão que tenho um certo "ódio de estimação" pelas empresas que abusam do DRM - e que graças a isso me "impedem" de comprar jogos que muito gostaria de poder comprar: empresas como a EA e jogos como o novo SimCity por exemplo.

Os jogadores que investiram os seus preciosos euros neste jogo descobriram até que ponto é que a "desculpa" da protecção dos seus direitos é afinal um verdadeiro embuste. O novo SimCity precisa de ligação contínua à Internet, tanto para a sua validação "anti-pirataria" como para guardar todos os conteúdos  (as vossas cidades estão "na cloud"). Para além de ser uma autêntica palhaçada que a EA não se lembre que poderá haver quem goste de jogar o jogo que *comprou* enquanto viaja a bordo de um avião ou comboio, e sem acesso à internet - ou tão simplesmente que se queira divertir numa altura em que a sua ligação à internet caiu e precisa de se entreter por umas horas; neste caso a culpa foi a pura incompetência.

Diz a EA que não estava a contar com um volume tão elevado de jogadores, e que os seus servidores não foram capazes de aguentar a carga - e que nunca tinha visto tal acontecer durante a fase beta (a sério?... esperavam que o jogo fosse um falhanço, com menos jogadores que os dos testes?)

Para se tentar redimir, a EA vai oferecer um jogo gratuito aos compradores do SimCity - o que poderá demonstrar alguma boa vontade; mas o que realmente se gostaria de ver, de uma vez por todas, era a EA admitir que o DRM é um falhanço completo e deixar-se destas coisas nos seus jogos. Se o jogo foi um sucesso com as pessoas a comprarem este jogo quando é tão limitado; imaginem quantas mais o comprariam se não estivessem a ser tratadas como criminosos. Eu seria uma dessas pessoas...

Assim, vou ter que mais uma vez deixar de dar euros à EA e aos developers deste jogo; e não conseguirei deixar de dar uma gargalhada assim que algum grupo de hackers lançar uma versão que pode ser jogada em modo offline... versão pirata, claro está, e que certamente será utilizada também por muitos compradores legítimos que pretendam usufruir do jogo que compraram quando, por um acaso ou por outro, não tiverem ligação à internet.

2 comentários:

  1. Já encontraste na internet uma versão do diablo 3 pirateada? Pois...

    Acho que estas soluções fazem sentido, mas os preços deveriam ser muito menos gananciosos.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails