segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Nvidia Shield - A Consola Portátil para 2013


A Nvidia aproveitou o CES 2013 para começar o ano em grande, com a apresentação do Tegra 4 que irá equipar toda uma nova geração de equipamentos - e também uma novidade mais inesperada: uma consola de jogos portátil chamada Shield que vai dar que falar.

Resolvendo de uma vez por todas as questões de que o Android não é uma plataforma adequada para jogos "a sério" devido à ausência de controlos "físicos", este Shield é a materialização daquilo que uma consola portátil deveria ser: um controlador ergonómico ao estilo que bem conhecemos, anexado a um ecrã de 5" com resolução HD (1280x720) e obviamente... utilizando o novo Tegra 4.


Dando uso a Android "puro" (a Nvidia fez questão de salientar) este Nvidia Shield pode correr todas as Apps Android existentes, para além de ter acesso aos jogos optimizados para "Tegra" - novamente, à semelhança do que já acontecia com os dispositivos Tegra 3. Mas.. não se fica por aqui. Esta consola poderá também ser usada para jogar os jogos na cloud da Nvidia (Grid), ou ainda - jogos que estejam a correr no vosso PC e enviados via streaming para a consola. Embora para isso seja necessário ter uma placa gráfica da família GTX que conte com encoder de vídeo por hardware que lhe permita fazer isso em tempo real.

Também podem usá-la para jogar no ecrã grande da vossa TV, via HDMI (suporta até 4K!) e também streaming wireless (Miracast, e outros).


Quer isto dizer que... para além de ser uma ameaça às actuais consolas portáteis, este Shield se pode tornar também numa ameaça ao conceito explorado pela Nintendo Wii U, ao disponibilizar um controlador com ecrã secundário que poderá ser usado nos jogos.

E se estão preocupados com a autonomia, com uma bateria de 38Wh (superior à de um tablet Nexus 10), podemos esperar autonomia "de luxo" para uma consola portátil, mesmo quando utilizada com jogos 3D intensivos.



Este Nvidia Shield deverá chegar ao mercado entre Março-Junho (nos EUA/Canadá), seguindo-se depois o resto do mundo. Quanto ao preço, a Nvidia diz apenas que será "competitivo" face às consolas portáteis no mercado - algo que me faz imaginar um preço até aos... $299?

[tabela via Anandtech]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails