quinta-feira, 19 de abril de 2012

Consolas gastam 70% da Electricidade sem Fazer Nada

Um estudo vem revelar a dimensão verdadeiramente impressionante da quantidade de energia que é desperdiçada com as consolas. Segundo um grupo de investigadores da Universidade de Carnegie Mellon, as consolas são responsáveis por desperdiçar cerca de 10.8 TWh durante o ano de 2010, valor gasto enquanto permanecem em "espera", e que corresponde a quase 70% do tempo.

No caso da Xbox 360, este impacto é agora minimizado, graças a uma actualização que fez com que a consola se auto-desligue passado algum tempo de inactividade; mas nas PS3 é necessário que sejam os utilizadores a activar essa funcionalidade manualmente.

Melhor ainda, será talvez ganharem o hábito de desligar este tipo de equipamentos de forma física - usando uma tripla com interruptor, por exemplo. Assim, nem sequer terão que se preocupar com os consumos em standby, que por muito reduzidos que sejam... representam sempre uns cêntimos a mais na factura da electricidade no final do mês.

3 comentários:

  1. "mas nas PS3 é necessário que sejam os utilizadores a activar essa funcionalidade manualmente."
    Da forma como disseste até parece q é uma maneira pior q a da Xbox...
    Esta opção ja la ta a muito tempo e a pessoa tem a opção de escolher se quer ou nao isto activo... n sei como é na xbox, mas ao menos pode-se escolher...

    Quanto "usando uma tripla com interruptor", melhor é como eu tenho, tenho as coisas deste genero que so quero ligar de vez em quando, Av Receiver, PS3, leitor cds, Wii, tudo ligado a uma tripla, mas que depois a tripla ta encaixada com a um daqueles interruptores que é desligado por um comando via RF!!! Nem preciso de sair do sofa pra desliagar todos os equipamentos...

    ResponderEliminar
  2. É "pior" no sentido de a opção estar lá mas não estar activada "de origem" - enquanto que na XBox a opção ficou activada, e quem não quiser tem que a desligar (considerando que na maioria dos casos será mais vantajoso ter a opção de auto-off ligada... penso que seria algo que a Sony poderia fazer da mesma forma.)

    E sim, é uma boa solução essa do controlo remoto... sempre minimiza a consumo de N aparelhos em standby a apenas um único (o interruptor receptor)! :)

    ResponderEliminar
  3. Depois de ler o artigo, verifica-se que não é bem assim:
    1) A energia consumida em "espera" corresponde a 70% da energia consumida pela consola e não ao tempo.
    2) No próprio documento há uma frase que diz o seguinte: "Despite data on sales and stock of video game consoles and power used by such devices, there is little information on consumer behavior, particularly the amount of time that consoles are left idle when not
    in use." Não devia haver um estudo que "certificasse" os dados utilizados neste?

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails