sábado, 28 de maio de 2011

Sony Prepara PS4 Mais Económica


Mesmo considerando os desmentidos oficiais, há rumores que indicam que a Sony já está a trabalhar na sucessora da sua PlayStation 3, e parece que a Sony terá aprendido a lição. Para a PS4, a Sony pretende produzir uma consola que utilize o maior número de componentes "comuns", mais fáceis de fabricar e com custo mais reduzido.

No caso da PS3, a consola foi lançada como sendo uma montra de alta-tecnologia, com um CPU multi-core inovador (o Cell) e o leitor Bluray, elementos que fizeram com que - durante muito tempo - o seu preço fosse bastante alto, o que dificultou a sua adopção por parte dos jogadores.

Considerando que o custo do hardware suficiente para criar uma experiência de jogo é agora imensamente reduzido (veja-se o custo de CPUs e GPUs bem capazes de fazer mexer jogos em FullHD sem quaisquer problemas), parece-me que é bem possível que uma consola da próxima geração possa surgir a preços bem mais apetecíveis do que a geração Xbox 360/PS3.

No caso da Microsoft tem a vida ainda mais facilitada, já que bastará optar por um processador tipo Core i5, meter um GPU médio-alto da ATI ou Nvidia, adicionar uns GB de RAM (em contrastes com os "ínfimos" 512MB agora existentes), e está feito!

4 comentários:

  1. Não há nenhum motivo, pelo menos aparente, para a Sony ou a Microsoft não optarem por uma estratégia semelhante à dos PCs.

    Se em vez dos actuais CPUs/GPUs de 45nm usarem chips de 32 ou 22nm conseguem com a mesma tecnologia ter mais poder de processamento sem terem que investir milhares de euros no desenvolvimento de um nova consola.

    Em vem de algo completamente diferente como foi a transição da PS2 para a PS3, a PS4 poderia ser um refinamento da PS3. Um GPU/CPU mais actual mas baseado na mesma arquitectura.

    ResponderEliminar
  2. Eu nao acho que a PS3 seja cara. Talvez tenha sido mal tenha saido mas pouco depois, quando baixou dos 600 euros para os 499 com os 2 comandos, retro compatibilidade e essas coisas todas, acho que o preco era justo face ao custo da Xbox 360.
    E preciso ver que a Xbox 360 nao tinha leitor HD (o leitor HD deles era um acessorio que tambem era bastante caro).

    ResponderEliminar
  3. Core i5? Achas depois de mudar para processadores PowerPC, a Microsoft vai voltar aos x86?

    ResponderEliminar
  4. @Nelson
    Não me parece difícil assumir isso... Até a Apple já viu as vantagens de abandonar a arquitectura PowerPC e migrar para os x86, porque iria a MS perder tempo e recursos numa arquitectura "diferente"?
    Na altura, o Xenon oferecia 6 threads a 3Ghz, o que era "excelente"... Mas não me parece que possa competir com um CPU "Core i" das novas gerações.

    Mas só saberemos quando realmente sair qq coisa cá para fora... :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails