sexta-feira, 15 de abril de 2011

O que Vai de Errado com os Jogos


Fico feliz por saber que não sou o único que por vezes (muitas vezes, infelizmente) me sinto desesperado pela forma como sou tratado quando quero jogar um jogo.
Já por várias vezes barafustei de forma semelhante à que aqui foi feita, e que chama a atenção para o número de "protocolos" a que temos que obedecer para podermos jogar um simples jogo - pelo qual pagamos "couro e cabelo"!

Desde os abusivos installs de dezenas de gigabytes, os trailers e introduções que não dão para passar à frente, os updates obrigatórios sem os quais os jogos nem sequer funcionam como deveriam, os registos em mais um qualquer novo serviço, etc. etc.

Não admira que muitos dos jogadores comecem a fugir para os jogos casuais, que possam simplesmente pegar e jogar, em versões flash na web, que dispensam estas tralhas todas - ou nos seus smartphones...

Parece mesmo que, em vez de fazerem com que os jogadores/compradores se sintam apreciados; há quem esteja mais interessado em nos afugentar para outras paragens. E é pena!

1 comentário:

  1. Este é um problema demasiado grave com que uma pessoa lida quando compra um jogo HD (PS3 e 360) e de PC. Updates, mais updates, mais updates e updates. Sempre que compro um jogo 360 já sei que vou passar pela praxe do costume: instalar o jogo para que não haja loadings que metem a consola a "bufar" como se não houvesse amanhã; receber um pop-up a dizer "Now Updating", outro Pop-Up a dizer "Scanning for Updates" e só depois jogar… isto é, ver se há DLCs de conteúdo que me foi roubado, por muito que ele esteja no disco.

    Mas noto alguma discriminação no artigo, sinceramente. Não me venham com "I don't care what system it's on", porque tal não ocorre em todos os sistemas. Isto é um problema das consolas HD e da PSP (com os updates que, ou não funcionam, ou duram horas intermináveis por causa da cena da bateria). A Wii muito raramente tem um update, e quando existem, duram… 1 minuto, 2 no máximo. Além disso os jogos não se instalam naquela consola. Na DS muito menos (mesmo a DSi não tem updates, e esses só existem para quem o quer fazer). Agora até a 3DS faz os updates automaticamente, logo que à partida ela esteja ligada/em sleep (isto é muito incentivado pela própria Nintendo). Gostava que outras consolas tivessem esse modo 24/7 que fosse instalando os dados automaticamente quando não estou a jogar… um pormenor simples que não me tira o tempo dedicado para jogar.

    Continuo a achar isto uma frustração, e concordo com muito (não tudo) o que foi dito no artigo. Continuo a bater na mesma tecla de jogos com orçamentos milionários e analistas que dizem "best game of the year", jogos esses que saem pro mercado incompletos, cheio de erros e por testar -- os jogadores agora são os testers, mas não recebem por isso --, ou até mesmo com conteúdo pra sair que tinha sido "prometido". E yah, a cena dos códigos dos conteúdos "exclusivos" de loja… a pior praga dos últimos anos.

    Por isso sim, isto é um problema de alguns formatos. O mundo dos jogos não se regem a consolas/pcs em que os reis do hardware são os FPS e jogos de corrida, existem outros formatos por aí que vendem mais, até. O problema é que quando lidamos com os "Big next thing" que saem nesses formatos, esta praxe está sempre presente, e ainda assim estes problemas continuam a ser ignorados pelos analistas que recebem bem para não comentar esses detalhes.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails