terça-feira, 2 de novembro de 2010

Starcraft - IA vs Humanos

Depois de anos a demonstrarem a sua potência em jogos de xadrez, a pergunta que se segue é: pode um computador vencer um humano num jogo de Starcraft?



O Starcraft tem-se tornado na plataforma de eleição para testar algoritmos de inteligência artifical responsáveis pelos oponentes artificiais - os chamados bots - em tantos jogos.

Graças à complexidade de um jogo como o Starcraft, onde existem inúmeras variáveis, em vez de um número finito de possibilidades como no Xadrez, os algoritmos têm que ser bem diferentes e reagir de forma mais "natural".

Os algoritmos mais avançados são capazes de aprender em função do que está a acontecer no momento, e adaptarem-se a essas alterações. Alguns são capazes de até "treinar" milhares de horas, para aprenderem as tácticas mais vantajosas para cada tipo de situação.

No final da competição, o bot vencedor foi um que utilizava um misto de todas as técnicas - mas houve alguns casos curiosos, como um que simplesmente copiava tudo o que o oponente fazia, apenas com umas ligeiras diferenças para ganhar a vantagem necessária para vencer.

Uma coisa é certa, embora os jogadores humanos continuem a ser os campeões indisputados no Starcraft, num prazo de dois ou três anos, as coisas poderão tornar-se bem mais complicadas.

(Isto dará que pensar a todos os que, mesmo jogando com um bot num nível "médio", acham já o jogo demasiado difícil! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails