quarta-feira, 12 de maio de 2010

EA Sports Passa a Roubar Descaradamente e Oficialmente

Vergonhoso!

Já todos sabemos o quanto as companhias de videojogos têm feito para desincentivar a compra e venda de jogos usados - oferecendo bonus online que só podem ser utilizados uma vez; etc.

No entanto a EA Sports dá agora mais um passo em direcção ao abismo: se comprarem um jogo usado EA Sports e o quiserem jogar online têm que pagar $10 extra!

Ou seja, não basta a roubalheira do preço do jogo original que já meteram ao bolso, ainda querem que se pague esta taxa extra de cada vez que o jogo for revendido!

E sim, isto em jogos para a XBox 360 e PS3.

Isto, vindo daquela companhia que desliga os serviços online de jogos com apenas um par de anos de existência, deixando esses jogadores sem qualquer hipótese de continuarem a disfrutar daquilo pelo qual pagaram; e que implementa sistemas de DRM que "infectam" os nossos computadores com autênticos vírus!

Cara EA Sports, não é a primeira nem a última vez que deixo de comprar um jogo por não aceitar o DRM que lá vem incluído (o Spore é um desses exemplos)... mas com esta nova táctica... é da maneira que EA para mim... NUNCA MAIS!


E depois queixem-se de que o problema é a pirataria! Afinal, quem é que está a roubar quem!?!

8 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=ufdplVhAVUY =)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Carlos, o jogo foi pago, mas a licença de utilização on-line é por utilizador. O primeiro pagou-a. Os próximos terão de a pagar também. Não me choca nada, é um serviço. Se começarem a dar tudo como vão ter capital para produzir novos jogos fabulosos ? Ainda bem que definem valores que impeçam a companhia de abrir falência o que é sempre muitos mais lesivo para todos.

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo

    Isso não serve de desculpa.
    Então por essa ordem de ideias o jogador original também estaria a "dar prejuízo" - o que não é, de longe, verdade... ainda pra mais quando é tratado como pirata, e está sujeito a qualquer momento deixar de poder jogar online mal a EA decida fechar o servidor.

    Andam é a procurar forma de justificar o pagamento de mensalidades, para facturarem tal como o XBox Live, WoW, e outros jogos que obrigam a pagamentos periódicos... Isso sim, a verdadeira "mina de ouro".

    ... Seja como for, tal só se justifica se as pessoas sentirem que o seu dinheiro está a ser bem empregue... Estar a pagar em troca de "nada"... isso só servirá para que as pessoas piratem, usem servidores não-oficiais, etc. etc.

    ResponderEliminar
  4. Eh pá eu nem compro jogos, mas convenhamos, a licença nem sequer permite e revenda do mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Eles até lá podem escrever o que quiserem, incluindo a necessidade de sacrificar uma cabra numa noite de luar, mas o que conta é se essas idiotices podem ser "aplicadas".

    Era o que faltava, dizerem que não se pode vender algo que é nosso!
    (Daí a tentativa de transferirem a posse de algo para "serviço"...)

    ResponderEliminar
  6. Eu não aceito essa treta de que quando compramos um jogo não o possuímos, mas apenas o direito de o utilizar. Isso é treta!

    O jogo é meu, e eu paguei por ele. Se fosse uma questão de direito de o jogar poderia joga-lo onde quero e quando quero, e isso não acontece.

    Vão-me então dizer que o direito fica associado a um computador. Ah pois... e eu vendo o computador, e depois? O direito vai com as couves???

    Meu amigos, o mercado de usados é igual ou mesmo maior do que o de originais, e claro, tendo um jogo usado a 40 euros quando o novo custa 70 qual vos parece que vai ser vendido? Ora é aqui que estas empresas querem mamar. Meter a mão neste mercado que não controlam.

    Se eu for a um café e pedir uma meia de leite estou a pagar um bem e um serviço (o atendimento). Ora num jogo é a mesma coisa, pago o bem e o serviço. Mas eu no café posso dizer ao homem que o dê à pessoa da mesa ao lado, e se ela me pagar o meu café até posso dizer ao empregado que pouse o café na mesa do lado, prestando o serviço a outro. Então porque raio não posso vender o meu direito a jogar o jogo a outro?

    Não me gozem. As editoras é que mataram o mercado dos PC's com preços e DRM's completamente estúpidos. Agora parece que querem fazer o mesmo às consolas. Mas que é isto? A terra dos tansos? Jogos da EA Sports para mim acabaram, afinal andam-me a impingir os mesmos jogos à anos, só com ligeiras diferenças visuais e melhorias que mal se veem. Há empresas que num ano fazem um jogo completo e o metem no mercado, a EA num ano altera a forma de se marcarem os penalties no FIFA e a forma como os fora de jogo são assinalados e voltam a vender o jogo por mais 70 euros. Com cenas destas eles vão é gozar com outro!

    ResponderEliminar
  7. Impedir a revenda, não só é difícil de aplicar na prática, como creio que é ilegal. Pelo menos nos EUA onde há um conceito muito poderoso chamado "first sale doctrine" (primeira venda) com grande tradição. Os autores e distribuidores só têm direito de controlar a primeira venda. Basicamente, ao comprar-se uma obra num suporte fisico, pode-se fazer o que se quiser com ela (excepto copiar ou exibir publicamente).

    Nem sequer o aluguer pode ser proibido. Ao contrário de cá, nos EUA os clubes de vídeo não têm de comprar DVDs com licença própria para aluguer e selo especial do IGAC. Compram DVDs normais, alugam-nos aos seus clientes e não pagam mais por isso.

    A EA e outras congeneres têm-se manifestado contra o mercado de jogos usados, como uma espécie de mercado cinzento parasita com o qual nada ganham. Esta nova taxa parece que foi a forma que eles arranjaram para ganharem com os usados.

    Mas se é verdade que os usados fazem concorrência às edições "value", é falso que industria de jogos não ganhe nada com isso! Geralmente quem vende usados fá-lo para financiar a compra de jogos novos! Os economistas dizem que um mercado de usados saudável é frequentemente vantajoso para o mercado primário. E não é dificil de perceber pq.

    ResponderEliminar
  8. isso é um passo no sentido oposto a combater a pirataria.

    Fazem pressoes nas autoridades para prender os piratas informaticos e depois tomam decisoes como estas.
    desde ha dois anos para ca que nao compro absolutamente nada, saco tudo da net

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails