terça-feira, 2 de março de 2010

Grande Bug Sony PSN

Quem tem uma Sony PS3 não deve estar nada contente com as recentes "confusões" que têm acontecido com o serviço online PSN. Um bug que se crê estar relacionado com as datas e horas (à semelhança dos "bugs" do ano 2000) tem impedido que os jogadores se liguem à rede PSN, e pode até causar perda de dados - pelo que a Sony recomendou que não o tentassem fazer até que o problema estivesse resolvido.

Aparentemente, o problema terá sido causado (nas PS3 "antigas" - já que o problema não afecta as "slim") por um bug que erradamente considerou 2010 como ano bissexto - e portanto, "inventou" um dia 29 de Fevereiro que não existia.

1 comentário:

  1. Deixa-me explicar o problema!
    O relógio interno da PS3 FAT (o problema não existe nas slims) foi programado para, erradamente, considerar anos bissexto a cada 2 anos.
    Ora o relógio do OS não possuía o mesmo problema, dai que para ele a indicação de 29 de Fevereiro era tão válida como um 32 de Janeiro.

    Por outras palavras, o OS considerava a data enviada pelo relógio interno como inválida.

    Apesar de tal, a PS3 apresentava no menu inicial a data 29 de Fevereiro, dado ser essa a reportada pelo relógio.

    Ao arrancar a consola, para quem tem log in automático na PSN, ou ao ser iniciado qualquer jogo (que acede à rede para ver se tem updates), ou aceder à PSN, era recebido um erro de data inválida, o que era confirmado pelo OS. Esta situação bloqueava o acesso aos jogos e inclusive criava problemas com os trofeus (só entendo isto como uma medida de protecção contra pirataria).

    Ao se passar para o dia 2, o relógio interno passou a reportar 1 de Março. Uma data que, apesar de diferente era válida e como tal não criava problemas na PSN. Não é problemático haver diferenças, desde que as datas sejam válidas! Dessa forma o problema resolveu-se sozinho, apesar que quem perdeu os troféus pode ter problemas em recuperar os mesmos.

    Pessoalmente não autorizo o acesso imediato à PSN logo no arranque da consola, o que me permitiu ver que o relógio estava errado. E sem sequer desconfiar que tal poderia trazer problemas, a realidade é que o acertei, e quando me liguei não me aconteceu nada!

    Olha que fixola para mim ;)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails