quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Modern Warfare 2 Banido na Russia

Devido ao nível onde um grupo de terroristas mata indiscriminadamente civis num aeroporto russo, o jogo Modern Warfare 2 foi banido na Rússia.



Bem sei que ninguém gosta de ser retratato como "inimigo", mas... raio... é apenas um videojogo!
(E não é a primeira vez que filmes e videojogos nos apresentam os russos/alemãos/japoneses/etc. como inimigos!)



Fica a sugestão para que a Infinity Ward lance um patch que simplesmente mude a palavra "Rússia" para Inventiquistão e fica o assunto arrumado.

Ou então que metam por lá uns terroristas alentejanos, que é da maneira que até trazemos mais uns turistas para o Alqueva. ;P

4 comentários:

  1. Tudo isto é perfeitamente compreensivél, afinal nós Portugueses ainda pensamos fazer o mesmo a tal Maite Proença....

    Eu no lugar do ministro Russo que baniu o jogo provavelmente teria feito o mesmo,,

    ResponderEliminar
  2. Expressar o desagrado e recomendar que a população não suportasse o jogo (não o comprando) - acho que sim, estariam no seu direito... Agora banir o jogo? Parece-me exagerado...

    Senão qualquer dia estamos como na Austrália, onde proibem jogos a torto e a direito por serem violentos - mesmo sendo para maiores de 18.

    Acho que é "governo" a querer governar em áreas que já não lhe competem...

    E pela mesma ordem de ideias, o cidadãos russos nunca poderão ver milhares de filmes americanos onde os soviéticos eram recorrentemente retratados como os inimigos. E que incluem Rocky's, Rambo's, e por aí fora...

    ResponderEliminar
  3. Segundo uma actualização nesta notícia, referindo-se a um comunicado da Activision, o jogo não foi banido:
    http://venturebeat.com/2009/11/16/modern-warfare-2-banned-in-russia-due-to-civilian-massacre-scene/

    A Activision diz apenas que optou por remover a cena polémica na Rússia depois de "seeking the advice of local counsel".

    Eu já joguei o jogo e diga-se que achei desnecessário aquela cena ser jogável. Sim, é importante para o desenrolar do jogo, mas podia ser uma simples cut scene. Colocar o jogador a participar num massacre a civis desarmados e inocentes, sem poder fazer nada, é violento!

    Sim, é um jogo, e sim, há a opção de passar à frente essa parte, e acaba por ser uma forma de vivenciar o drama dos agentes infiltrados, quantas vezes obrigados a assistir ou participar em crimes por forma a conseguir evitar outros piores. Mas apesar de tudo continuo a achar que aquela parte não devia ser jogável. Eu não sou assim muito impressionável nestas coisas de jogos, mas senti-me mal. Não me cabe na cabeça assistir a uma coisa daquelas com uma arma na mão e não fazer nada para o impedir!

    ResponderEliminar
  4. @Nelson

    Mas aí é que está! Ninguém te obrigou a ficar a assistir ou a matar inocentes! Uma das opções é matares os terroristas (ou tentares) antes que eles comecem a matar os inocentes... E só por isso já "valida" a inclusão da cena, para nos fazer reflectir sobre o que faríamos perante tal cenário que esperamos nunca vir a passar na realidade.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails