quinta-feira, 24 de setembro de 2009

As Consolas já não são o que eram


Começo por avisar que este post não foi feito para dizer mal de nenhuma consola em particular - embora a inspiração tenha vindo de uma PS3 - mas sim aplicando-se a todos os sistemas do género.

No outro dia ofereci um jogo PS3 ao meu sobrinho - o DIRT2.

Ora, não posso dizer que passe muito tempo em frente a uma consola (excepto a Wii) mas as minhas memórias do tempo passado em frente à PS3 resumem-se às secas que levei a tentar ver alguns níveis do MGS... a ter que gramar com o snake a fumar... e fumar... e fumar... Mas passemos à frente, de volta ao DIRT2.

Pensava eu que iria ser o processo normal de jogar numa consola: meter o disco e pronto.

Mal sabia eu que - ao que parece - estou muito desactualizado.

"Espaço em Disco insuficiente!"

Mas que é isto?
Para "chatices" deste tipo já me basta o PC, não?

... lá teve o meu sobrinho que andar a apagar umas demos, e sei lá que mais, para libertar espaço em disco... e quando finalmente o fez...

INSTALANDO



Mais uma valente seca... sem sequer uma simples previsão do tempo restante... apenas uma percentagem que vagarasamente se arrastava pelo ecrã: 1... 2... 3...


Conclusão... com esta nova geração de consolas, algumas das suas principais vantagens face aos PC foram infelizmente eliminadas.

Onde está a simplicidade de colocar um disco no drive e jogar imediatamente? Sem preocupações de instalações e/ou espaço "livre" em disco?

Que os jogos oferecessem a opção de serem instalados para um disco rígido/memória/etc. para minimizar as pausas durante o jogo, isso sim - é algo pelo qual há muito tenho lutado (inclusivamente também nos jogos de PC!) - agora... obrigar a que um jogo de uma consola se comporte como se fosse um jogo de PC... Quanto a mim isso deixa-me ainda com menos vontade de alguma vez comprar uma consola deste tipo.

(Ao menos na Wii ainda é "à moda antiga"... colocar o DVD no drive e pronto, está feito!)

8 comentários:

  1. Se o teu sobrinho tivesse uma XBox já não tinha esse problema. Bem-vindo ao "maravilhoso" mundo da PS3

    ResponderEliminar
  2. Bem... ontem escrevi aqui um testamento e pelos vistos não entrou.

    O que se passa com a PS3 não é um defeito da consola, mas sim de quem programa para ela.

    Da mesma forma que vemos conversões execráveis em que a versão PS3 perde de caras para a Xbox, também temos os casos contrários. A PS3 é pura e simplesmente um sistema para o qual não basta converter, mas é necessário dedicar-se tempo e recursos.
    É verdade que os jogos PS3 normalmente precisam de instalação, mas ela é precisa? Não, não é! Exemplos temos o Killzone 2. Ninguem duvida que tecnicamente é uma das maiores proezas alguma vez alcançadas em qualquer consola e no entanto não requer qualquer instalação. Há também casos como o Street Fighter em que a instalação é opcional.
    O problema é o seguinte. A Xbox tem um leitor 12x (15,84 MB/s), sendo que, como em todos os leitores, os 12x são conseguidos nas pistas interiores do DVD. A optimização é feita de forma a que os ficheiros mais importantes e mais vezes lidos sejam colocados nessas pistas.
    A PS3 tem um leitor DVD 8x = 2x Blu-Ray, com uma transferência inferior de 10,56 MB/s. Para piorar a coisa o leitor tem velocidade constante de leitura, o que quer dizer que não há zonas mais lentas nem zonas mais rápidas. Note-se que isto não seria uma desvantagem mas sim uma vantagem não fosse o facto de estarmos a falar de discos muito maiores com 25 GB de informação.
    Não se podendo optimizar a leitura e tendo uma área muito superior a cobrir as performances sofrem.
    A solução passa por um indexamento dos ficheiros e pela repetição dos mesmos com nomes alternativos a que o programa possa recorrer mais facilmente quando a agulha está mais perto. Mas isso obriga a planeamento e programação de raiz, e isso é algo que só vemos nos exclusivos PS3 e mesmo assim em muito poucos.

    ResponderEliminar
  3. instalar por instalar, prefiro instalar no pc. e ali o amigo Carlos agora tem a "ultimate uber ninja gt turbo 16v gaming machine"

    ResponderEliminar
  4. Ninguém falou de "defeitos", nem sequer dos pormenores técnicos - já que isso é completamente irrelevante para quem estiver a jogar na consola.

    Eu quero lá saber se aquilo só lê a 1MB/s ou a 200MB/S? Eu gostava era de lá meter um disco e começar a jogar um jogo. :)

    (Se bem que, mais uns anos e já não vamos precisar de discos - e aí sim, vai ser só preocuparmo-nos com o espaço livre - se bem que... com as velocidades de net que começamos a ter... os jogos podiam muito bem vir via streaming - dispensando instalações "fixas" e necessitando apenas de umas centenas de MB, ou uns Gigas de "cache" local. :)

    ResponderEliminar
  5. Exacto. São problemas técnicos que foram originados por causa de toda a luta HDDVD vs BluRay.

    Desculpa Mário, mas quando é a Sony que vem dizer que não é muito fácil de programar para o sistema deles porque isso é a estratégia deles para aumentar a vida útil da consola, a mim soa-me a uma desculpa muito parva.

    Para mim a Sony é cada vez mais uma marca a colocar de lado. Desde as protecções de cópia em cds de áudio, rootkits, tecnologias que só eles usam e encarecem os produtos e não vão a lado nenhum (e nem sequer as vou começar a enumerar ou ficava aqui uma manhã inteira), limitações de formatos, etc...

    O Onlive vai ser lançado este Inverno, por isso a tecnologia está perto.

    ResponderEliminar
  6. Não é desculpa da Sony. Eu não sou programador mas percebo bem as dificuldades que há em programar para a PS3. Na Xbox tens 3 cores, mas todos eles partilham uma cache de 1 MB e todos tem branch prediction e comunicam entre si.
    Na PS3 tens 8, mas o cache de cada um é de apenas 8 kb, eles não comunicam entre si e tem de ser o cpu central a gerir o que cada um está a fazer.
    Colocar trabalho nos PPU's e retirar deles o rendimento fácil é efectivamente dificil, especialmente quando a programação não é pensada de raiz para eles, mas adaptada de sistemas onde as coisas não se passam assim.

    ResponderEliminar
  7. Correcção tardia: Onde se lê "rendimento fácil" deve-se ler rendimento máximo...

    ResponderEliminar
  8. @Mário Ferreira
    Eu entendo que haja dificuldade. A Sony tentou implementar um sistema diferente, no entanto o que me parece desculpa é que eles digam que é "estratégia":

    «We don’t provide the ‘easy to program for’ console that (developers) want, because ‘easy to program for’ means that anybody will be able to take advantage of pretty much what the hardware can do, so then the question is, what do you do for the rest of the nine-and-a-half years?»

    Podes também ler o texto

    http://playstation.about.com/b/2008/07/29/the-very-convenient-un-truth-the-ps3-is-difficult-to-develop-for.htm

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails