quarta-feira, 9 de abril de 2008

Blu-ray vs Disco Rigido na PS3

A Sony bem apregoa as fantásticas vantagens do Blu ray a torto e a direito, no entanto, na prática as coisas parecem também sofrer de alguns inconvenientes que não vemos publicitados...

Vejam-se os casos dos jogos na PS3 que obrigam a instalação de vários Gigabytes de dados no disco rígido - operações que por vezes chegam a demorar cerca de meia-hora.
(longe vai o tempo de meter um CD/DVD na consola e começar a jogar em poucos segundos)

A questão tornou-se explosiva quando os jogadores decobriram que o jogo Devil May Cry 4 obrigava a uma instalação de 20 minutos para o disco rígido na PS3, enquanto que o mesmo jogo na versão Xbox 360 não necessitava de qualquer instalação.

Como se explica então que alguns jogos obriguem a instalação, enquanto outros igualmente "gigantescos" (Burnout, CoD4, Dark Sector) não precisem?

Aparentemente tudo se deve a uma limitação do formato Blu-ray que, tal como os leitores DVD de primeira geração, apenas consegue ler os dados a uma única velocidade. (Sim, lá por agora ser comum ter leitores de DVD capazes de ler a 10x ou 20x a velocidade normal, no início era algo bem mais demorado.)

Portanto, embora o Blu-ray ofereça 50GB de espaço nos discos de dupla camada, a velocidade a que esses dados podem ser lidos é bastante limitativa actualmente.

No entanto há várias soluções curiosas que alguns programadores usam: por exemplo, em Fallout 3, vários elementos críticos do jogo estão duplicados no disco Blu-ray, para que se evite o atraso de andar a ler dados de vários locais diferentes do disco.
(O que por vezes dá origem aos comentários de que um jogo ocupa "N Gigabytes" e que portanto seria impossível caber num DVD!)

Este problema não é exclusivo da PS3 - sendo algo que me "incomoda" igualmente no mercado dos jogos para PC. Com a agravante que num PC "normal" temos leitores de DVD capazes de ler os jogos a muita maior velocidade - pelo que o problema seria ainda menor; e eu só estou a pedir a possibilidade de escolher entre instalar ou jogar directamente do disco.

No entanto, a melhor opção para a PS3 é mesmo a utilizada pela EPIC no Unreal Tournament 3, que permite (mas não obriga) a uma instalação no disco rígido: quem quiser ter loads mais rápidos, instala; quem não se importar de esperar e preferir poupar espaço em disco, corre directamente do disco Blu-ray.

Porque senão, é a própria Sony a não admitir a morte anunciada do seu tão ostentado formato Blu-ray, ao obrigar à instalação dos jogos em disco rígido, algo que - mais cedo ou mais tarde - vai no sentido de promover os jogos via download (o que já acontece - e com grande sucesso: veja-se o caso do GT5 Prologue e Warhawk) dispensando completamente o uso do suporte físico de distribuição.

[Inspirado após leitura deste post]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails