domingo, 13 de setembro de 2020

Apple abre as portas ao streaming de jogos - via apps individuais


Depois de ter fechado as portas aos serviços de streaming de jogos como o xCloud e Stadia, a Apple dá sinais de abertura mas de uma forma muito pouco prática de implementar.

Embora continue sem permitir que um serviço como o xCloud dê acesso a centenas de jogos através de uma só app, a Apple diz que as empresas poderão lançar jogos para iOS via streaming, desde que lancem uma app para cada jogo separadamente. Ou seja, seria possível termos Gears of War ou Forza Horizon nos iPhones, via xCloud, desde que não fosse através de uma só app "xCloud" da Microsoft mas sim de apps separadas, em que cada uma se ligaria e daria uso ao xCloud internamente.

É um sinal de abertura por parte da Apple mas que continua sem satisfazer a Microsoft, que compara a situação ao que aconteceria se, no caso de serviços como a Netflix ou Spotify, os subscritores também tivessem que fazer o download de centenas de filmes ou músicas em separado, para poderem usufruir de um serviço cuja vantagem é ter tudo centralizado num único local.

Não é de esperar que a MS aceite fazer isto, pelo menos até que saiam as decisões dos casos que estão em curso relativamente à App Store. De qualquer forma, se a Apple continuar a manter o controlo como quer e deseja, sempre será uma alternativa a que os serviços de streaming de jogos poderão recorrer para "desenrascar" e fazerem chegar alguns jogos ao iOS - nem que seja como forma de demonstrar que isso não é prático e contar com o reforço da opinião pública para, eventualmente, forçar a Apple a mudar as regras.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails