domingo, 26 de janeiro de 2020

Jogo Danger Gazers faz sucesso após ser posto no The Pirate Bay pelo autor


Numa altura em que muito relatos apontam para um aumento da pirataria, não deixa de ser curioso o facto de um developer ter conseguido um aumento das vendas substancial de um dos seus jogos - Danger Gazers - após o ter colocado no The Pirate Bay.

O Danger Gazers é um jogo que está disponível na plataforma Steam e nem se pode dizer que seja um jogo caro, pois custa apenas $10. Ainda assim, o autor reconhece que mesmo este valor pode estar fora do orçamento para muitos jogadores, motivo pelo qual decidiu colocá-lo também no mais conhecido site de pirataria que vai resistindo ao passar dos anos: o The Pirate Bay.

Refira-se que esta versão colocada no The Pirate Bay é o jogo completo, sem qualquer DRM ou publicidade associada. Desta forma, o developer garante que o jogo fica disponível para todos na íntegra, não só para os que não têm capacidade económica para o comprar, mas também para todos os que preferirem experimentá-lo antes de decidirem a sua aquisição. Além do mais, o developer considera que há variadíssimas formas de cada um poder ajudar mesmo não comprado o jogo. Quem descarregar o torrent acaba por contribuir para publicitar o jogo e deixar a sua opinião sobre o jogo.

Esta não foi uma medida planeada nem tão pouco fazia parte de um plano de marketing. O autor não fez qualquer publicidade, dado que o seu objectivo era apenas chegar à comunidade que utiliza torrents. A resposta foi no entanto inesperada, com o jogo a registar um aumento de 400% nas vendas.

Numa altura em que os serviços de stream se atropelam e os utilizadores começam a ter dificuldades em aceder aos conteúdos que pretendem, este episódio é uma boa demonstração de que quando há valor, o produto vende, não é necessário andar com truques para conseguir garantir a escolha dos consumidores.


Por: Luis Costa

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails