quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

EA vai desligar o Tetris a 21 de Abril


Quando se pensava que a EA não conseguiria arranjar forma de arreliar ainda mais os jogadores, eis que demonstra o contrário. A EA vai desactivar os jogos Tetris mobile a 21 de Abril, ficando indisponíveis até para quem os "comprou" ou pagou subscrições.

A história do Tetris na App Store tem sido bastante atribulada. De início havia vários clones não oficiais, com o Tris a ser um dos mais populares. Depois assistimos a uma limpeza de todos eles, com a chegada da EA com uma versão oficial do jogo (paga, obviamente). Mais tarde, a EA removeu o seu Tetris para o substituir por uma nova versão carregada de compras in-app, fazendo com que os jogadores tivessem que comprar o jogo novamente; e posteriormente lançando variantes como o Tetris Premium e Tetris Blitz.


Agora, temos novo episódio desta longa novela, com os jogadores a serem presentados com este aviso quando abrirem um destes jogos:


"Anúncio Importante: Olá, fãs do Tetris! Nossa jornada juntos tem sido incrível, mas, infelizmente, chegou a hora de nos despedirmos. Em 21 de abril de 2020, o aplicativo Tetris da EA será encerrado e ficará indisponível para jogar. Não se esqueçam que vocês ainda podem curtir o jogo e usar todos os seus itens até o dia 21 de abril de 2020. Esperamos que vocês tenham se divertido bastante com o nosso jogo, e agradecemos por seu constante apoio. Obrigado!"

Ou seja, sem qualquer explicação, a EA agradece o apoio e desliga o jogo a 21 de Abril, como se nada fosse. Não há qualquer explicação sobre os motivos, deixando-nos a imaginar sobre se terá terminado o acordo como a The Tetris Company, ou se isto será em preparação para a chegada de um novo Tetris que espera que os fãs voltem a comprar.

O que é certo é que nos faz recordar com saudade os tempos em que os jogos que se compravam passavam a ser "nossos" e podiam ser jogados eternamente, mesmo que a empresa encerrasse ou perdesse os direitos, ou tudo o mais que pudesse acontecer. Agora, como fica demonstrado, ninguém está livre de ver um jogo que comprou ser desactivado remotamente, com um simples "obrigado e esperamos que se tenham divertido" - e não se esqueçam que "ainda podem jogar até 21 de Abril"! ;P

Vergonhoso!


Actualização: Parece que foi mesmo a suspeita inicial, de que a Tetris Company cedeu os direitos para outra empresa (não que isso sirva de desculpa para que jogos comprados deixem de funcionar.)

Actualização 2: Já está disponível um novo Tetris.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails