terça-feira, 29 de outubro de 2019

Flotsam [early access]


Tenho estado fascinado pelo Flotsam desde que ouvi falar dele pela primeira vez (ou não fosse um grande fã do Waterworld), e já tive oportunidade de o testar, mesmo estando ainda em Early Access.

Sendo um jogo que está ainda em desenvolvimento - e com cerca de 1 ano de trabalho, estimado, pela frente - a primeira boa notícia é que o jogo já está num estado perfeitamente apresentável. O jogo já é bastante divertido, mexe-se bem mesmo com todos os detalhes no máximo e, não menos importante, não sofreu nenhum crash durante as minhas horas iniciais de exploração.

Comecemos num mundo inundado, com apenas uma pequena base flutuante e três pessoas. A partir daí temos que começar a recolher destroços (inicialmente apenas madeira e plástico) com os quais poderemos ir fabricando coisas adicionais, como passadiços flutuantes, armazéns, quartos, oficinas (que permitem transformar materiais noutros), e eventualmente, ancoradouros, barcos (de recolha de destroços e de pesca), máquinas de fazer água, etc.


O jogo adopta múltiplas vertentes de jogos de gestão e de exploração. A forma como desenhamos a nossa crescente base flutuante vai ter impacto na sua eficiência; e podemos chegar ao ponto de fazer uma gestão mais cuidada dos nossos habitantes, atribuindo prioridades nas suas tarefas (recolher destroços, tratar das construções, tratar da comida, etc.) Um elemento que permite ter um maior controlo sobre o jogo.

Infelizmente, por agora o jogo ainda não nos permite passar para a fase seguinte de melhoria dos edifícios, pelo que fica automaticamente limitado (embora já disponibilize uma dezena de ilhas pelas quais podemos ir navegando assim que tivermos uma vela de navegação ou combustível para os motores).

As animações, são bastante detalhadas e divertidas, desde os pequenos habitantes a nadarem para irem buscar destroços, a pedalarem para gerar energia, ou até indo para os quartos para dormir quando estão cansados. (De referir que cada pessoa é "diferente" e tem as suas próprias características, pelo que há que pensar bem na atribuição das prioridades das tarefas).

Espero com ansiedade por uma actualização que nos permita fazer upgrade às unidades. :)


Não se esqueçam de acompanhar o desenvolvimento deste Flotsam, tanto no seu site oficial como na sua página do Facebook.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails