sábado, 16 de fevereiro de 2019

Carlton Dance sem direito a copyright


O sucesso do jogo Fortnite tem dado também origem a várias polémicas referentes aos seus movimentos de dança "roubados", mas a editora Take Two acaba de receber boas notícias, com a recusa do pedido de registo dos movimentos de dança "Carlton Dance".

A chamada Carlton Dance, criada por Alfonso Ribeiro nos seus tempos do "Príncipe de Bel-Air" (com o nosso bem conhecido Will Smith) é uma das danças disponíveis no Fortnite, e que também tem originado muita discórdia. O actor avançou com um pedido de registo dos seus movimentos de dança, mas o U.S. Copyright Office acha que estes movimentos de dança não são suficientes para merecerem a protecção dos direitos de autor.


Uma especialista na matéria diz que estes movimentos são demasiado simples para poderem ser considerados uma "coreografia"; e adicionalmente, é também relembrado que o actor não poderá pedir os direitos sobre estes movimentos, uma vez que foram originalmente feitos na série de TV, e consequentemente, tudo o que lá aparecesse pertenceria em primeiro lugar à NBC.

Seguramente que o assunto não irá ficar por aqui e ainda iremos ouvir muito sobre estes litígios da apropriação de movimentos "famosos". Mas não deixa de ser curioso que de um lado do Atlântico se esteja a dizer que um conjunto de movimento simples nem sequer poderá ser registado, e por cá se esteja em risco de começar a exigir o pagamento de licenças para apresentar um pequeno resumo a acompanhar um link para um site de notícias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails