quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Fortnite é uma rede social disfarçada de jogo?


O Fortnite é um dos jogos mais bem sucedidos de todos os tempos, mas o segredo do seu sucesso poderá não ter tanto a ver com o aspecto do jogo, mas sim o de ser um sítio onde os amigos se podem encontrar e falar.

A tentativa de criar um espaço virtual onde as pessoas se encontrem e socializem é algo que tem sido tentado há muito (lembram-se do Second Life, ou mais recentemente das tentativas do Facebook fazer algo idêntico com personagens em ambiente VR?) mas que o Fortnite poderá ter conseguido sem sequer se esforçar.  Para um número crescente de pessoas, o Fortnite não é o jogo que todos querem jogar ao final do dia, mas sim o local onde vão encontrar os seus amigos.

Os jogos multiplayer há muito que têm uma forte componente de "comunidade", onde grupos de amigos se vão organizando em equipas. Mas no Fortnite, um jogo gratuito e com chat integrado, esse tipo de processo torna-se mais natural que nunca. Sim, haverá quem ainda leve o jogo a sério e continua a jogar pelo jogo em si; mas para muitos outros, o jogo acaba por ser apenas o cenário de fundo que se vai desenrolando enquanto se vai pondo a conversa em dia - e de certa forma sendo algo que é mais fácil de justificar do que tentar agrupar esse mesmo número de amigos em torno de uma simples chamada de voz em grupo.

Uma coisa é certa... se quiserem aventurar-se no Fortnite enquanto jogo, será melhor que primeiro encontrem algum "padrinho" que trate de vos dar um curso prático de introdução ao jogo, senão arriscam-se a fazer parte do também numeroso grupo de pessoas que tenta o jogo a solo, e rapidamente o desinstala por não perceber a "piada" daquilo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails