sábado, 22 de dezembro de 2018

Como preparar uma Xbox One ou PS4 para prenda de Natal

Receber uma Xbox One ou PS4 como prenda de Natal poderá originar um momento de enorme alegria... que rapidamente dá a uma enorme sensação de frustração devido ao tempo que se irá (des)esperar nos processos de actualização. Felizmente, podemos minimizar esse incómodo.

Longe vão os tempos em que uma consola de jogos era sinónimo de ligar e jogar. Hoje em dia somos atormentados por pedidos de actualização constantes, instalações de jogos de dezenas de gigabytes, e novas actualizações com mais alguns gigabytes. Para ajudar a acelerar o processo, quem estiver a pensar oferecer uma destas consolas poderá preparar os ficheiros para fazer a actualização do sistema mais rapidamente.

Xbox One



Na Xbox One, bastará dar uso a uma pen USB que se te tenha por caso (chega uma de 4GB) e descarregar o ficheiro de actualização respectivo. Depois, basta descompactar o ficheiro que se descarregou e copiar o ficheiro $SystemUpdate para a pen USB (que não deverá ter qualquer outro ficheiro e deverá estar formatada como NTFS).

Depois, com a consola desligada (desliguem mesmo fisicamente da tomada por 30 segundos antes de voltarem a ligar à electricidade), pressionem continuamente e simultaneamente os botões de eject e bind, e com eles pressionados liguem a consola usando o botão Xbox - sempre mantendo os dois primeiros botões pressionados até que ouçam os dois sons "power-up". Isso irá levar-nos para o Xbox Startup Troubleshooter, e será aí que podemos proceder ao "Offline system update", e inserindo a pen USB numa das fichas para proceder à actualização.


PlayStation 4



O processo é idêntico para a PS4. Precisamos também de uma pen USB (4GB são suficientes), mas desta vez formatada como FAT32 e não NTFS. Vamos até ao site da Sony e descarregamos o ficheiro de actualização (cerca de 500MB) ou o sistema completo (1.1GB).

Depois, precisamos criar uma pasta chamada "PS4" na pen USB, e lá dentro outra pasta chamada "UPDATE" (ambas com o nome em maiúsculas). Dentro desta última pasta deveremos colocar o ficheiro UPDATE.PSP ou PS4UPDATE.PUP, dependendo de qual descarregaram.

No caso de estarem a fazer o update do sistema, basta arrancarem a PS4, inserirem a pen USB e irem a "Settings > System Software Update" e pronto. Para reinstalar o sistema completo, insiram a pen USB, e arranquem a consola pressionando o botão de power durante 7 segundos para entrar em "Safe Mode". Aí temos acesso à opção de "Initialize PS4 (Reinstall System Software)" e pronto.


Notas

Este processo acelera apenas a actualização do sistema da consola mas não irá auxiliar a demora da instalação e actualização dos jogos. Idealmente, e considerando que a consola será prenda para alguém bem próximo, a melhor coisa a fazer será preparar a mesma de modo a estar já pré-configurada com a conta da pessoa respectiva, e nesse caso podem tirá-la da caixa, e proceder à actualização do sistema, e a instalação e actualização dos jogos. Desse modo, a prenda estará mesmo pronta a usar do momento em que for entregue, contribuindo para criar uma memória de Natal que perdurará para o resto da vida... em vez de ser a memória "daquele Natal onde a consola passou a noite toda a fazer actualizações, e que só no dia seguinte permitiu jogar!"


via [LifeHacker]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails