quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Mini Metro


Depois de 1 ano de grande sucesso no Steam, eis que chega finalmente à App Store o excelente Mini Metro da Dinosaur Polo Club, um jogo de estratégia e simulação, onde temos de gerir o trânsito das pessoas na cidade, através da colocação e manipulação constante de várias linhas do metro.


O jogo tem um aspecto minimalista, por isso não esperem encontrar a complexidade visual de um Sim City, mas é exactamente nesta simplicidade que o jogo ganha muitos pontos, da mesma maneira que o divertido e simpático Pocket Trains. Dá para perceber isto logo no início do jogo, onde escolhemos uma cidade como Londres (famosa pelo seu London Tube e as bem conhecidas palavras "mind the gap"), e aparecem-nos apenas 3 círculos no mapa.

A ideia é ligar estes 3 círculos com uma linha do metro, bastando para isso deslizar o dedo de um círculo para o outro, e assim sucessivamente, até termos uma carruagem a navegar para trás e para a frente através destes pontos, transportando pessoas. Estas aparecem representadas por uma pequena forma geométrica escura (círculo, triângulo, quadrado, etc), que indica qual o seu destino pretendido.


Não há cá tutoriais nem ajudas, apenas uma pequena indicação animada daquilo que devemos fazer para arrancar o jogo, e a partir daí é ir jogando para perceber a mecânica de tudo isto. Mas posso adiantar algumas explicações (que não passam de opiniões no fundo). Imaginem que os círculos são as áreas residenciais onde vivem as pessoas, os triângulos os estabelecimentos comerciais, e os quadrados como se fosse o centro da cidade (estes bem mais raros que os primeiros, e igualmente mais desejados pelos passageiros). Irão aparecer também estações especiais, ainda mais raras, como uma cruz (a representar um hospital por exemplo), uma estrela, e por aí fora.

Temos portanto de manter as pessoas em movimento, levando-as para os seus destinos, com as linhas que vamos desenhando com o dedo, ligando as várias estações espalhadas pela cidade que vão surgindo a um ritmo certinho. E aqui a estratégia pode variar imenso de pessoa para pessoa, onde uns poderão criar sistemas circulares com uma linha a dar a volta inteira à cidade por fora, ou então em forma de grelha, com várias linhas a fazerem intersecção umas com as outras, certos que não tarda estaremos a fazer mudanças radicais para nos adaptarmos às novas estações que aparecem.


O jogo foi lançado o ano passado no Steam para PC e Mac, e está disponível na App Store  pelo preço de 4,99€, o que é uma pechincha para todos os fãs de estratégia e gestão, que querem ficar com um jogo no seu iPhone que nunca mais será apagado.

Actualização: também disponível para Android.



Via: Apps do iPhone

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails