segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Fig é o site de crowdfunding exclusivo para jogos


Os sites de crowdfunding como o Kickstarter e Indiegogo têm possibilitado a concretização de milhares de projectos (e também alguns projectos fraudulentos), mas agora há quem ache que está na altura de haver um site de crowdfunding dedicado exclusivamente aos videjogos: o Fig.

Poderão haver inúmeros motivos por trás do lançamento deste Fig, que conta com o apoio de grandes estúdios e também de developers independentes, sendo que um dos quais poderá ser o desejo de escaparem às "comissões" cobradas pelos restantes sites de crowdfunding. Mas os seus responsáveis dizem-nos que se trata apenas de criar uma plataforma pensada de raiz para as especificidades dos videojogos, coisa que não se pode esperar que seja feita num site genérico como os referidos no início, que permitem todo o tipo de projectos variados.

Mais que um site de simples "compra/apoio" dos jogos, no Fig haverá a possibilidade de se investir a sério neles, com a possibilidade de se vir a receber uma percentagem dos lucros que o jogo amealhar - como se fossem investidores a sério. Mas numa primeira fase, isso será algo que só estará disponível para investidores acreditados. Mesmo que isso venha a ser aberto ao público importa relembrar que o investimento em videojogos é sempre um pouco arriscado, sendo muito frequentes os casos em que um developer ou estúdio não consegue concretizar aquilo a que se tinha proposto fazer. Mas... esse é o risco que acompanha praticamente todos os projectos de crowdfunding (e todos os investimentos em geral.)

O jogo de estreia da plataforma é o Outer Wilds, que se inspira em filmes como Groundhog Day e Edge of Tomorrow, onde, de cada vez que morremos, regressamos ao início do dia e temos que tentar uma forma diferente de fazer as coisas para tentar superar os níveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails