sábado, 2 de novembro de 2013

Review de jogos ao Estilo EA


Não há como evitar o sentimento de completo roubo que por vezes nos assola quando jogamos (ou tentámos jogar) certos jogos. Se nalguns casos podemos simpatizar e sentir solidariedade com um developer independente, por outro lado torna-se bem mais difícil justificar isso quando se tratam de mega-companhias que cometem inúmeros outros abusos contra os jogadores e que por isso já têm "má fama".

É precisamente isso que acontece com a Electronic Arts, e por isso mesmo penso que todos estaremos solidários com Clayton Condon quando este resolveu aplicar a mesma técnica tão (ab)usada pela empresa, na review que fez a um dos seus jogos. Clayton deixou uma pontuação de uma só estrela, com a mensagem de que a EA poderá comprar estrelas adicionais pela módica quantia de $5.49 adicionais! É bem metida, e como seria de esperar, rapidamente inspirou outros a fazer coisas idênticas, como "é favor comprar o pack de expansão para ter acesso ao conteúdo total deste comentário", etc. etc.

... É a velha máxima do "cá se fazem, cá se pagam". A Zynga, empresa igualmente famosa pelas suas políticas abusivas e de roubo de ideias do concorrentes, já passou do gigante que era para uma empresa com futuro incerto e altamente duvidoso (sendo que eu até jogava alguns dos seus jogos iniciais, e depois fiz-lhes boicote por completo...)

Na EA também tento fazer boicote, mas por vezes lá sou "forçado" a não poder deixar escapar alguns jogos que quero mesmo jogar (mas em vez de os comprar no lançamento - coisa que faria se não fossem da EA - espero que cheguem a preços bem mais reduzidos... Isto para não falar nas muitas dezenas que também compraria, mas que nem a preço reduzido o faço). Talvez um dia a EA veja que ganharia muito mais em tratar os clientes como pessoas que deveria tratar bem, não lhes impingindo jogos infestados de DRM, vender jogos incompletos que obrigam à compra de conteúdos extra, e muitas outras tácticas do género. Se esse dia chegar, poderão contar com muitas centenas de euros da minha parte... caso contrário, apenas continuarão a levar algumas migalhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails