sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dragons Lair [XBLA]


As gerações mais recentes não saberão porque motivo Dragon's Lair é um jogo mítico. Mas... venham daí para perceber porque motivo este jogo vai sobrevivendo ao longo do tempo, e agora chega à XBox 360 - estando já disponível para download.

Para conhecerem os motivos do seu sucesso e estatuto de jogo clássico, temos que regressar ao distante ano de 1983. Uma altura em que a qualidade gráfica dos jogos era coisa medida em "pixeis" gigantescos, em que os PCs tinham capacidade para mostrar 4 ou 16 cores; e que no ZX Spectrum se delirava com jogos como Manic Miner e Jetpac.

Daí que... conceber um jogo que apresentasse imagens de alta qualidade como nos filmes de animação era algo quase impensável. Mas, foi tarefa que não impediu que este Dragon's Lair fosse feito, com animações a cargo de um ex-animador da Disney chamado Don Bluth.


E como é que tal foi possível?... Recorrendo-se a um laserdisc! Um percursor do DVD, capaz de gravar vídeo num enorme disco lido por um laser.

Mais um que "jogo", este Dargon's Lair melhor seria descrito como um filme interactivo, já que não controlamos totalmente o personagem, mas apenas vamos carregando nos botões nos momentos certos, para dar seguimento a outras sequências de video.

Seja como for, é um pedaço da história dos videojogos que merece ser vivida (e/ou revivida) por todos! :)


1 comentário:

  1. Tinha este jogo no Amiga, no ano longínquo de 1990 ou 1991. Eram uma data de disquetes e só funcionava com 1 MB de RAM. A jogabilidade era muito mázinha(!) mas os gráficos eram simplesmente fenomenais para a altura...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails