sexta-feira, 26 de novembro de 2010

GT5 vs Forza 3

Demorou, mas finalmente chegou... o jogo que levou muitas pessoas a comprarem a Sony PS3 logo no início, está finalmente disponível: Gran Turismo 5, ou GT5, o mais realista dos simuladores de condução.

O meu amigo Mário Ferreira não deixou passar esta oportunidade, colocando lado a lado algumas imagens que comparam este GT5 com outro dos melhores simuladores da actualidade: o Forza 3 da Xbox 360.



Nalguns casos, o GT5 faz-nos mesmo pensar se estamos a olhar para imagens geradas por computador ou para fotos reais!



En vídeo:

GT5


Forza 3

8 comentários:

  1. Tendo em conta que o Forza 3 já tem um ano, e a sua equipa nem chega perto à Polyphony, sendo ainda uns novatos, seria muito mau sinal se uma equipa da casa da Sony fizesse um mau trabalho. O GT5 está com um aspecto muito realista, o que é de babar a nível de fotografia. A comparação é mais que esperada, mas temos sempre de tirar o chapéu à equipa que desenvolveu o 7º capítulo de uma série, sem contar com o GT para PSP, mas não ignorando as 2 tech demo jogáveis, em comparação com a equipa que nem metade dos jogos desenvolveu (ainda).

    Infelizmente, ainda nos dias de hoje, a fluidez destes jogos fica um pouco a desejar. Embora esteja mais que habituado a ver os 30fps, pergunto-me quando é que eles irão apostar mais na fluidez e menos no fotorealismo.

    Espero que isto seja uma excelente referência para a equipa da Microsoft, para que o Forza 4 esteja ainda melhor desenvolvido.

    ResponderEliminar
  2. Olhando para às primeiras reviews acho que já se viu que afinal GT5 não vai ser o que se esperava...

    Mas também sou eu a comentar um jogo que está fora da minhas preferências.

    ResponderEliminar
  3. @Nasp

    Depois de ter criado um hype tão grande - e com muita gente a esperá-lo desde o lançamento da PS3, seria "impossível" conseguir igualar/superar todas as expectativas.

    O que mais me chateia nestes jogos... é que a parte visual mais bonita... é para quem esta a *ver*, e passa despercebida a quem está a *jogar*. :)

    ResponderEliminar
  4. Chamar o GT5 ou o Forza de simulador super realista é mesmo preciso não saber o que é um simulador de condução.

    ResponderEliminar
  5. Conheço quem tenha devolvido o jogo no primeiro dia. De acordo com suas palavras. "Não se compara ao Forza 3. Pode ter melhor gráficos, mas falta-lhe o feeling de conduções do Forza". Pessoalmente, apenas posso comprar com o demo do Nissan e não gostei. Prefiro de longe o Forza 3.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Acabei por remover o outro contacto porque parecia que estava a dizer outra coisa, e porque estive a falar com alguns colegas meus possuidores deles, e para não me estar a repetir…

    Depois de experimentar o jogo, de facto há algo de desapontante nele. Existem casos em que temos carros Standart e o mesmo modelo em Premium, e as diferenças são absurdas, onde os Standart parecem (e devem ser, pelo que se vê no jogo) ripados do GT4. Pelo que parece, a opinião a nível online das pessoas, e jogadores que conheço que têm o GT5, é que temos mais de 200 carros (Premium) que estão visualmente deslumbrantes, muito detalhados e com danos bastante ricos (dentro do que é possível fazer, tendo em conta que um carro a andar a 200km/h que vai contra uma parede não fica apenas com a chapa batida), mas mais de 800 carros Standart que lhes faltam detalhes, pouco vivos e sem interior (tudo se resume a um conjunto de sombras e silhuetas).

    A opinião parece estabelecida: foram 6 anos de desenvolvimento para criar um jogo visualmente incoerente, que ao jogar parece que estamos a jogar 2 jogos diferentes: um bastante polido e bonito, e outro com gráficos que deixam algo a desejar. É um bom jogo, mas não justifica os 60€

    Mas aquilo que mais me deixou muito desapontado foram os filtros usados no jogo. Depois de ver muitas imagens com efeitos de tempo realistas, e cenários brutais, chega a algo tão simples como as sombras e fumos e fica tudo pixelizado, como se tivessemos feito um zoom extremo a uma imagem. Pode ser visto aqui:
    http://www.gametrailers.com/video/forza-3-gran-turismo/708122

    Seja como for, o GT5 a nível de carros premium, é de babar. Mas compara-se os mesmos carros em standart e… pronto, deixo o vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=bN_LT57siCo

    ResponderEliminar
  8. Algo que me esqueci de comentar. Também existem muitas queixas relativamente ao AI do simulador… Algo que parece vital nestas andanças (algo que estou mal habituado, não só por não ser fã de simuladores e apenas, por muito que goste de os ver a correr e ver o meu irmão a jogar, quando pego no comando deixa de ser tão interessante), e o GT5 parece ter falhado, ao que muita gente já está a pedir uns patches para corrigir isso. Uma breve pesquisa no youtube deu-me este vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=fbNDu-T6LSk&feature=related

    Ao que me dá a entender, o GT5 compreende a pista como 1 caminho, ao que o Forza 3 vê a pista como um todo e procura várias alternativas para o percorrer. Mas resta saber se o condutor daquele Mercedes no GT5 se era um piloto ou uma pobre idosa.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails