sábado, 21 de novembro de 2009

NFS: Most Wanted

Ninguém pode negar que NFS: Most Wanted é um dos melhores jogos da saga NFS, a qual tive oportunidade de poder ter acompanhado a par e passo desde o seu início.

Ainda hoje me recordo perfeitamente de momentos bem passados em frente ao PC, a jogar o primeiro NFS.

Mas também não se pode negar que os últimos jogos da série tem deixado um pouco a desejar, começando a parecer que apenas se preocupam em lançar novos jogos a cada ano, para capitalizar na "fama" do nome, em vez de realmente proporcionarem novas experiências, que inovem como acontecia nos títulos anteriores.

O último dos NFS que realmente me deu gozo jogar foi mesmo este NFS: Most Wanted, que está agora disponível a um preço imbatível na Worten: apenas 9,89€!


(sim, um dos raríssimos casos em que temos um jogo cá mais barato que nas lojas online como a Play.com)


Uma oportunidade a não perder - e que até me deu vontade de reinstalar o jogo e dar mais umas voltinhas... :)

Ao reinstalar o jogo uma coisa se torna imediatamente aparente: o jogo já demonstra a sua idade. Resoluções em modo 16:9 ou 16:10 que serão agora as mais comuns, não são suportadas de origem.
Para além disso, a página indicada para procurar por actualizações para o jogo... já nem existe!
(O que prova mais uma vez que qualquer tipo de DRM que dependa de validações em servidores terminará sempre numa enorme "cagada", quando alguém quiser jogar este jogo daqui por 5, 10 ou 15 anos; e já não existir o tal serviço de autenticação!)

Felizmente, lá dei com o patch para a última versão (1.3) do jogo - imediatamente seguido do patch "no-CD" para evitar ter que andar sempre atrás do CD quando quero jogar o jogo que *comprei*!

Mas, voltanto ao tema mais preocupante: a resolução. Afinal, se na altura jogava isto a 1024x768, agora não podia deixar de querer usar todos os 1920x1200 pixeis que tenho à minha frente.

Felizmente há solução: basta procurarem pelo NFSmwres.exe - este pequeno utilitário permite executar o jogo em qualquer resolução. E em poucos segundos lá estava eu a conduzir feito maluco pelas estradas e provas que ainda mantinha na memória.

Tecnicamente, o jogo mereceria um patch para actualizar as texturas, que agora são bastante "deslavadas". Mas os modelos 3D dos veículos e o "feel" do jogo continuam perfeitamente actuais. E é engraçado ver como, mesmo num jogo "antigo" como este, já tinhamos efeitos de luz, condições atmosféricas variáveis, reflexos nos veículos, etc. etc...

Mesmo sendo velho, é um jogo que recomendo seriamente a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails