quarta-feira, 8 de outubro de 2008

PES 2009 vs FIFA 2009

PRO EVOLUTION SOCCER 2009 ou FIFA 2009 – Qual escolher?
post por Mário Ferreira 
 
Para ser sincero, não ponderava escrever este artigo! A tudo correr naturalmente, tal como vem sendo uma realidade à já vários anos, o Pro Evolution Soccer iria surgir naturalmente como o jogo de eleição. No entanto, este ano estamos perante dados novos, pois reconhecidamente a versão 2009 do FIFA é a melhor de sempre, com melhorias significativas. Para além do mais, e igualmente de forma reconhecida, a versão 2008 do PES foi talvez a pior dos últimos anos, sendo que a equipa de desenvolvimento parece ter tido alguma dificuldade em transportar o jogo para as máquinas de nova geração. Efectivamente, o PES 2008 trouxe para a nova geração o motor das versões 128 bits, com dificuldades notórias na adaptação gráfica às potencialidades das novas consolas, bem como um estilo de jogo demasiadamente alterado face às versões anteriores que não caiu bem nos jogadores por ser demasiadamente rápido.


Dessa forma, o FIFA 2008 havia já conseguido recuperar muito do distanciamento que possuía do PES, por isso surgia a dúvida se a versão 2009, ao ser a melhor de sempre, o alcançaria.

Fifa 2009

PES 2009



Falando exclusivamente da versão PS3, tive oportunidade de fazer o download da demo faz já cerca de 3 semanas, ou mesmo mais, e o que vi impressionou‑me.


Graficamente, o FIFA 2009 é efectivamente o melhor de sempre. As modelações dos jogadores estão extraordinárias, se bem que tal como vem sendo habitual apenas podemos contar com esse realismo nos jogadores mais conhecidos internacionalmente, o jogo apresenta jogos de luz extraordinários, com o relvado a apresentar sombras do estádio e as sombras dos jogadores adequadas à posição dos focos de luz, movimentos dos jogadores ultra‑realistas (não fora o facto de terem sido contratados jogadores profissionais para se poder capturar os seus movimentos), uma física de bola muito melhorada, podendo o mesmo ser dito das movimentações das equipas e posicionamento dos jogadores em campo. Um dos grandes defeitos que sempre encontrei no FIFA, o síndroma PORRADA NELE, quando o jogador se encontrava com a bola na entrada da área, em que a defesa nos caia em cima com golpes de karaté (leia-se: de carrinho), está completamente eliminado. Agora tudo se movimenta de forma bem mais natural, existindo espaços na zona da área, sem que contudo as defesas se mostrem menos capazes ou permissivas, algo que o PES sempre conseguiu.


Acresceu a tudo isto, uns menus extremamente bem concebidos e especialmente bem implementados. Efectivamente quando o jogo entra, já estamos em campo. Um relvado de treinos com um jogador, uma bola e um guarda-redes, que permitem ao jogador ir-se habituando aos comandos e ao controle da bola. Fantástica é a transição para o jogo, pois em vez o tradicional ecrã estático com o texto de LOADING, continuamos a treinar nesse campo, que subitamente muda para o estádio onde se disputará o desafio, com a respectiva mudança gráfica e sonora (relativa ao ambiente gerado pelo público).


Em todos os aspectos que pude verificar, FIFA 2009 é efectivamente o melhor FIFA de sempre!



Havia apenas um senão! Pessoalmente sempre preferi o PES. E apesar de tudo o que vi, a jogabilidade (e apenas isso), apesar de excelente, ainda está uns pontos abaixo do PES que sempre conheci na PS2 (se bem que já se pode referir sem receios que são muito, muito poucos).



Faltava-me apenas saber o que PES 2009 teria para oferecer. Apesar de as demos terem sido prometidas para serem lançadas na mesma data, tal não aconteceu e apenas na passada quinta-feira (dia 2 de Outubro) a mesma foi disponibilizada, o que impediu a comparação imediata.



No entanto, tive oportunidade de ir lendo o que diziam os jogadores mais habituados a estes jogos nos forums, e apesar dos elogios que todos davam ao FIFA por reconhecerem que praticamente acabou com o fosso que o distanciava do PES, todos depositavam grandes esperanças no PES 2009, por acreditarem que esta nova versão, de um jogo que sempre dominou o mercado dos jogos de futebol, alargaria novamente o espaço para o FIFA com a versão 2009.



Tal contudo não parecia ser o caso. As análises que tive oportunidade de ver vindas de algumas revistas que tiveram acesso prematuro a ambas as versões reconheciam o FIFA 2009 como o melhor de sempre dando-lhe uma nota de 90%. Ao PES acrescentavam criticas de não ter melhorado como esperado, mas que, apesar de tudo, ainda acabava por ser superior ao FIFA, atribuindo-lhe uma nota de 92%.



Baseado apenas nestes factos, sendo jogador de PES, e verificando que apesar de por margem reduzida, o PES ainda saia vencedor deste duelo, fiz a pré-reserva do PES 2009.



Isto antes de ter acesso à demo do PES no dia 2 de Outubro!



Assim que fiz o download da mesma fiquei decepcionado com o que vi!



Como é possível que alguém no seu perfeito juízo possa dar melhor nota ao PES do que ao FIFA?



Vamos ver aqui alguns dos pontos que encontrei como diferença, e que quer se queira quer não, fazem toda a diferença do mundo ao se tentar transmitir um ambiente realista de um jogo de futebol (recordo que me estou a referir às versões PS3 e a impressões retiradas da DEMO, bem como a dados já divulgados pelos programadores, como os licenciamentos):
FIFA 2009
PES 2009
Vencedor
Full Screen anti-aliasing
(Dá mais realismo à imagem não se percebendo os pixels)
Sem qualquer tratamento (Quer se queira quer não, e apesar da resolução, os pixeis estão presentes e notam-se)
FIFA 2009
Luzes dinâmicas
(O corpo dos jogadores cria sombras sobre outros jogadores e eles próprios. O corpo dos jogadores possui zonas iluminadas e de penumbra conforme a luz.
As sombras dos jogadores são meramente estéticas não caindo sobre os outros jogadores ou o próprio corpo. O corpo dos jogadores possui zonas iluminadas e de penumbra, conforme a luz.
FIFA 2009
Equipas licenciadas e com os nomes reais dos jogadores.
(Jogar com equipas nossas conhecidas torna-se mais realista)
Apenas as equipas presentes na liga dos campeões possuem os nomes reais.
(isso quer dizer, por exemplo, que no atlético de madrid teremos um Sabão Sarbosa em vez de um Simão Sabrosa)
FIFA 2009
Menus dinâmicos inovadores e interactivos.
(começamos num campo de treinos onde nos habituaremos à bola)
Os menus tradicionais de sempre.
FIFA 2009
Movimentos realistas obtidos por motion capture.
(Os jogadores movem-se realisticamente. Efectivamente parecem pessoas no campo, com todos os seus movimentos a parecerem realistas)
Movimento roboticos, demasiadamente rígidos e pouco realistas, notando-se inclusive os encaixes das diversas animações.
(Esta situação em alta definição torna-se por demais evidente. Uma mudança súbdita de direcção é por demais ridícula. As repetições vistas de costas mostram um jogador rígido na zona das costas, onde apenas os braços e as pernas se movem. Curiosamente até a minha esposa que nada liga a jogos ao ver a demo, e tendo já visto a do FIFA, reparou nisso questionando-me se aquele era o jogo que já me tinha visto jogar, porque antes parecia estar a ver futebol e ali pareciam uns robots)
FIFA 2009
Jogabilidade realistica
(Passes em profundidade, desmarcações, fintas, bolas por entre as pernas, reacções dos jogadores contacto fisico, etc)
Jogabilidade realistica
(igual ao FIFA, mas um bocadinho melhor. No entanto, se o FIFA toma em conta o físico e estatura de cada jogador no contacto físico, aqui todos são iguais)
PES 2009
Comentários em Português ou Inglês.
Comentários em Inglês.
FIFA 2009
Modelações dos principais jogadores feita de forma realista.
(Na demo, Ricardo Carvalho, Pepe e outros estavam impecavelmente bem modelados)
Modelações dos principais jogadores feita de forma realista.
(Na demo Cristiano Ronaldo e Rooney entre outros estavam impecavelmente modelados). As texturas usadas nas peles deixam contudo algo a desejar (Cristiano Ronaldo parece meio mulato?). Há menos jogadores modelados com esta qualidade do que em FIFA 2009.
FIFA 2009






 
PES – Jogadores Sombreados (zonas de penumbra)      




FIFA – Jogadores com Sombras (sombra do braço e cabeça caem sobre o próprio corpo)

Apesar de ter consciência de muitos dos defeitos do PES, como a falta de licenciamentos, apostei que a sua jogabilidade superasse tudo isso. Apesar de saber pelas análises que actualmente a superioridade do jogo é mínima face ao FIFA, a nota de 92% face aos 90% do FIFA ainda me deu algum alento.



Mas face ao que vi, não consigo perceber a vantagem do PES.



É uma realidade, provada e mais do que provada pela Wii, que os gráficos não são dos pontos mais importantes para que se possa ter um bom jogo. E efectivamente reconheço que a nível de jogabilidade o PES 2009 ainda se mantêm uns furos acima do FIFA, apesar de serem actualmente muito poucos, quase se podendo actualmente dizer que os jogos oferecem dinâmicas de jogo diferentes, sendo ambas excelentes, mas tudo o resto no PES deixa a desejar tremendamente.



Estamos a falar de versões PS3 e não Wii ou PS2, e apesar de os gráficos serem secundários, eles contribuem (e de que forma) para o realismo global. Quem tem uma PS3 quer bons jogos, e sem dúvida a jogabilidade é o ponto essencial, mas se houver outro que ofereça uma jogabilidade praticamente ao mesmo nível, mas que complete o jogo ao nível do realismo gráfico e sonoro de uma forma bem mais eficaz, qual se revelará superior?


Aqui não haja dúvidas, apesar de o FIFA 2009 se encontrar uns pontinhos abaixo do PES a nível da jogabilidade (e esta é uma afirmação minha que sempre fui jogador de PES e como tal ainda prefiro a sua mecânica), tudo o resto é de tal forma superior que não se entende como os sites da especialidade, tão críticos em todos estes aspectos possam dar pior nota ao FIFA.



O ano de 2008 foi muito polémico no tocante às análises das revistas e sites dedicados, pois por mais do que uma vez vieram a público situações de escândalos derivadas de notas atribuídas a jogos inferiores àquelas que estes “pagaram” para ter. E note-se aqui que o pagaram está entre aspas, pois não foi um pagamento directo, mas sim feito através de publicidade colocada no local. Um bom exemplo deu-se com o Gamespot e a review do Kane and Lynch, onde quem o analisou foi inclusive despedido por ter dado uma nota baixa a um jogo que ali tinha gasto uns largos milhares de dólares em publicidade. Vendo pelos meus próprios olhos o que os jogos oferecem (felizmente as demos estão disponíveis para todos os sistemas e cada um pode julgar por si, não dependendo assim das opiniões de terceiros, incluindo a minha), cada vez mais me convenço que onde há publicidade as análises podem não ser fiáveis.



Será talvez de questionar se isto não se estará a passar com o PES 2009? Não deveriam os responsáveis pelas análises alhear-se das publicidades dos jogos? Vi recentemente imagens da MY GAMES na publicidade do PES. Se é assim quem garante aos utilizadores que a análise foi imparcial, e não influenciada por uns bons milhares de euros e pagamentos publicitários?



Dar uma nota baixa ao jogo está efectivamente fora de questão, mas ter mais do que o FIFA?


Eu aceito que se goste mais da mecânica de jogo do PES. Eu sou um dos que a prefere, mas dai a dizer que a do FIFA é pior, vai um grande passo! Há inclusive quem prefira a mecânica do FIFA, sendo que actualmente as diferenças estão muito dissipadas. E se é assim, sendo o FIFA superior em tudo o resto, como pode então ter nota menor?



O FIFA 2009 é efectivamente uma experiência de nova geração, quer a nível de jogabilidade, grafismo e ambiente sonoro, com animações por esqueleto obtidas por motion-capture e licenciamentos dos diversos campeonatos. Já o PES continua a mostrar-se um jogo PS2 com gráficos melhorados, que apesar de uma mecânica de jogo que ainda se revela um bocadinho melhor que a do FIFA (recordo que esta é a minha opinião), está completamente ultrapassado. As travagens, mudanças de direcção e outras animações são completamente irrealistas, e a movimentação dos jogadores se até passa despercebida quando a câmara se encontra na lateral superior (onde por defeito está em 90% do tempo), quando analisada por outros ângulos de câmara tornam-se por demais ridículas com um tronco rígido onde apenas as pernas e os braços se mexem. É que se tal na PS2 passava despercebido, na PS3 é por demais evidente, ao ponto de uma pessoa que nada liga a jogos, como é o caso da minha esposa ter estranhado o que viu após ter já visto as animações realistas e fluidas do FIFA!


Acredito seriamente que para quem vá adquirir a versão PS2 ou PSP (a Wii é um caso à parte pela sua jogabilidade alterada), o PES se revele um jogo superior. Estas máquinas não conseguem reproduzir da mesma forma a superioridade gráfica ou de animações do FIFA existente nas consolas de nova geração e como tal a jogabilidade assume-se como sendo o ponto de maior destaque!


Mas nas versões XBox 360 e PS3, o PES 2009 fica, no seu global, umas boas milhas atrás do FIFA.


Para quem a experiência global se revela o factor mais importante, a escolha só pode ser uma, FIFA 2009!


Para aqueles que são fanáticos por PES e que preferem a jogabilidade PES que agora, mais do que nunca, pouco se destaca da oferecida pelo FIFA, sobre todos os demais pontos, mesmo que visualmente seja bastante mais arcaico, então o PES é para vocês. Pessoalmente, apesar de sempre ter preferido as versões do PES sobre as FIFA, este ano pedi para mudar a minha pré-reserva para o FIFA 2009, e não me arrependi nada.



Eis dois pontos que me impressionaram que o FIFA apresenta na versão final que não estavam presentes na demo:
  • v Cânticos reais das claques.
  • v Comentários do Helder Conduto, e David Carvalho
Avaliando pelos parâmetros normais de um jogo eis as avaliações que daria pelo que foi até ao momento possível comparar-se:
FIFA 2009
PES 2009
Jogabilidade
90%
Jogabilidade
92%
Grafismo
94%
Grafismo
85%
Sonorização
92%
Sonorização
85%
Longevidade
90%
Longevidade
88%
Nota final:
92%
Nota Final:
88%
Pontos Fortes
Pontos Fracos
Pontos Fortes
Pontos Fracos
- O grande número de licenciamentos e todo o realismo criado em torno do jogo aumentam o prazer de jogar.
- Graficamente ao nível do que se esperaria de um jogo de nova geração.
- Sons de claques reais e comentários em Português.
- Actualizações online semanais com dados sobre as ultimas transferências e moral dos jogadores.
- Online 10 vs 10
- O jogo jogado ainda não está ao nível do PES.
- Num jogo Porto‑Benfica os comentadores referiram-se a um DERBY, e chamaram Sporting ao F.C. Porto.
- A nível de jogo jogado ainda é o melhor jogo de futebol existente, apesar de o ser por muito, muito pouco.
- Graficamente está aceitável, mas as animações são demasiadamente arcaicas e inaceitáveis nesta geração de consolas. Todo o realismo gráfico conseguido perde-se em animações mecânica e rígidas que fazem lembrar robots, o que retira igualmente muito do prazer de se jogar.
- Sonorização bastantes furos abaixo da apresentada pelo FIFA.
- Grafismo mais “bruto”, apesar das modelações a nível de qualidade andarem a par das do FIFA, batendo-o mesmo em alguns casos.
- Falta de licenciamento oficial de mais equipas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails