quarta-feira, 30 de abril de 2008

Crytek abandona Exclusivos no PC

Cevat Yerli, presidente da Crytek, a empresa que nos trouxe o Crysis, diz que os seus próximos projectos deixarão de ser exclusivos para os PCs.

O motivo dessa decisão, diz ele, prende-se com a taxa de pirataria elevada que coloca o Crysis no topo dos jogos mais piratados de sempre. Por causa disso, os seus próximos jogos serão também lançados para as consolas - onde a taxa de pirataria é bastante inferior.

Outros especialistas dizem que o "reduzido" número de vendas de Crysis se deve essencialmente aos requisitos técnicos elevados. A maioria dos jogadores não tem hardware suficientemente capaz para viver a experiência de jogo como seria suposto.

Quanto a mim, acho que têm ambos razão... Por um lado o jogo foi bastante piratado, por outro lado tem requisitos bem "puxados". É daqueles jogos bons para ser jogado daqui a um ano ou dois, quando o hardware de preço acessível já permitir jogar o jogo "the way it's meant to be played"!

Aconselhava-os também era a considerar o suporte de sistemas operativos alternativos e em fase de crescimento, como o Linux - algo que já foi feito pelo UT3e o Quake Wars. Que, pelo que tenho visto, muitos jogadores não estão dispostos a passar do XP para o Vista, optando antes por se converterem ao mundo dos Ubuntus e outros que tais.

PS3 de Terceira Geração

Não, não se trata de uma nova PS3. Isto é... é uma "nova" geração, mas em tudo equivalente à antiga.

As evoluções no processo de fabrico dos circuitos integrados que compõe a PS3 é continuamente actualizado e optimizado, fazendo com que o custo de produção baixe.

Por exemplo, as duas primeiras gerações da PS3 usavam dissipadores com "heat pipes" em cobre, pesados e volumosos. Nesta nova geração, bastam dissipadores de alumínio para fazer o mesmo efeito - uma vez que o Cell passou de um fabrico de 90nm para um de 65nm (mais eficiente e com menos consumo.)

Isto reflecte-se na factura da electricidade: as primeiras gerações da PS3 gastavam respectivamente 200W e 160W (consumo do Cell e do RSX - o chip gráfico da PS3) enquanto esta última geração de 65nm se fica pelos 130-140W.

Veja-se também a evolução no peso dos dissipadorese tem sido também reduzido ao longo do tempo, passando de 750g para 500g, e agora uns meros 350g - metade do valor original.

Agora só falta fazerem um redesenho estético à consola... que aquelas curvas todas...
Preferia que aquilo tivesse o aspecto de um vulgar leitor DVD/Blu-ray, que sempre se enquadrava melhor no meio dos componentes AV numa sala de estar.


via [TechOn]

terça-feira, 29 de abril de 2008

Speed Racer Wii

Fiquem com vídeo do Speed Racer, supostamente na Nintendo Wii.

Não sei se fico muito convencido (parece-me demasiado repetitivo) mas... a ver vamos.
Pode ser que depois de ver o filme, passe a achar mais piada.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Linger in the Shadows PS3 Tech Demo

Falta muito para os jogos na PS3 começarem a usar todas as suas potencialidades?

domingo, 27 de abril de 2008

Super Mario Theme Beat Box em Flauta

No meu tempo as flautas não vinham com caixa de ritmos.

sábado, 26 de abril de 2008

Wii Tenis ao Ar Livre

Finalmente, um bom uso para os ecrãs gigantes que enchem as nossas ruas com publicidade.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

CoD C4 Frag Fest

Se estão fartos de andar aos tiros no Call of Duty 4, que tal mudarem para uma arma um pouco mais... explosiva?

Vejam o que se pode fazer com um pouco de imaginação, perícia... e também um pouco de sorte. :)

quinta-feira, 24 de abril de 2008

PS3 Tech Demo

É um vídeo curtinho, mas bolas... não podiam usar esta cena como "screen-saver" na PS3?
De certeza que ajudava a aumentar as vendas. :)

Play Asia Coupon - Desconto

Como eu sou um rapaz generoso, fiquem aqui com um cupão de desconto para a loja online Play-Asia.

Válido para o primeiro que o usar.

Coupon code: MM-IGC-EMB
Get US$5 off a purchase of US$50 or more (actual products value).
Coupon expires after 60 days from the date of this e-mail (2008/04/24). If you are not able to use the coupon yourself, please feel free to pass it on to a friend.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

[PROTOTYPE] New York City: The Hunting Ground

Este jogo vai dar que falar, ai vai vai.
[PROTOTYPE] New York City: The Hunting Ground

Fiquem com o vídeo de apresentação dos seus criadores.



E o gameplay... bem... faz lembrar o que o NEO é capaz de fazer dentro do Matrix. :)



terça-feira, 22 de abril de 2008

UT3 Split Screen na Xbox 360

E aqui está uma das funcionalidades esperadas para o Unreal Tournament 3, e que aparentemente está limitada (pelo menos por enquanto) à Xbox 360: o modo multiplayer em split screen.



Pessoalmente, prefiro jogar sozinho em full-screen... e com os TVs actuais com o formato 16:9, não seria preferível fazer o split-screen na horizontal, com dois "ecrãs" lado a lado?

Bem, com 4 jogadores, já ficam na proporção correcta.

Quando aos possuidores de PS3 terão que esperar sentados, porque a equipa concentrou-se na optimização do jogo para a 360 e:
The Epic boss said that they have spent more time on the 360 version which means it has benefited from more optimisation. The 360 version will also feature four player split screen, something Rein said will not be coming to the PS3

segunda-feira, 21 de abril de 2008

S.T.A.L.K.E.R. Clear Sky

E a prova de que o S.T.A.L.K.E.R. não fica atrás do Crysis quando se trata de reproduzir ambientes realistas. O Clear Sky vai ser um jogo a manter debaixo de olho.



O motor de jogo sofreu algumas melhorias relativamente ao anterior, e como seria de esperar suporta todas as últimas novidades em efeitos visuais: fogo e nevoeiro volumétrico, mapas dinâmicos para os efeitos de chuva, etc. etc.

domingo, 20 de abril de 2008

Xbox Live Demos

Condemned 2 demo disponível no Xbox Live

Já está disponível uma demo de Condemned 2 (736.56 MB).
It's been a year since a ruthless serial killer terrorized the city, but once again the bodies are piling up. As renegade special agent Ethan Thomas, you are society's last defense against the darkness threatening to consume us all. In addition to what you will experience in this demo, the full game will include 4 bone-crushing online modes for up to 8 players.





Iron Man Demo

E como uma demo nunca vem só, experimentem também a demo de The Iron Man (643.34 MB).
Immerse yourself in hardcore shooting action and explosive combat from the film as well as exclusive content created just for the game. Customize your Iron Man suit and battle against armies of fighter jets, tanks, armored Super Villains and more. You are a One Man Army.


sábado, 19 de abril de 2008

Wii Tech Demo

Para quem pensar que a Wii está destinada a jogos básicos e sem qualidade (e ignorando os jogos de alta qualidade que têm demonstrado que muito está ainda por explorar: Super Mario Galaxy, Battalion Wars 2, Metroid Prime, etc.) aqui fica uma demonstração tecnológica de um motor de jogo cujos criadores dizem poder vir a criar um jogo ao nível de uma Xbox 360 na Wii.

Trata-se de The Conduit da High Voltage Software:



Embora o motor do jogo corra "apenas" a 30fps, dizem-nos que esperam conseguir atingir os 60fps com mais um pouco de optimização.

Eu apenas digo: PARECE-ME BEM! :)

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Rising Eagle de Borla

Querem experimentar um FPS decente, mas sem gastar um cêntimo?

Pois bem, é so descarregarem o Rising Eagle, que passou a ser de borla!

Pode não estar ao nível de um Battlefield, mas pelo preço (ou melhor, pela ausência dele) não custa nada experimentarem.

E há que lembrar que:
One thing Rising Eagle does feature is destructible buildings: you can take out windows, fences, and even walls if you shoot at it enough.
(http://jaguarusf.blogspot.com/2008/01/rising-eagle-futuristic-infantry.html)

Se eu fosse a fazer a conta às horas que já passei a jogar jogos FPS gratuitos (Enemy Territory, etc.) ... é melhor não. :)

Download aqui.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Nintendo Desmente Nova DS

Andavam rumores no ar, de que a Nintendo iria apresentar um novo modelo da sua popular consola portátil, a Nintendo DS.

Não falei disto antes porque sempre achei que não passavam de rumores... e é a vez de ser a própria Nintendo a desmentir o assunto.

Considerando que a actual Nintendo DS Lite - ela própria uma revisão da DS original - tem sido um espantoso sucesso de vendas, não era de esperar que a Nintendo fosse lançar uma nova versão nesta altura.

É mais que provável que, internamente, até estejam a preparar a sucessora da DS... mas daí até a lançarem realmente para o mercado, vai uma grande distância.

Portanto, pelo menos a médio prazo... a actual Nintendo DS Lite está para durar. :)

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Line Rider 2 na Wii

Line Rider no seu melhor... num Wiimote perto de si! :)



E "por tabela" levam também com um review de "Viking" na PS3 e 360.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Boom Blox sem Head Tracking

Isto é indecente... primeiro dizem que sim, depois dizem que não...

A EA veio a público dizer que o Boom Blox para Wii (o jogo que fio desenvolvido com a colaboração de Steven Spielberg) que iria incluir um modo de head-tracking como easter egg, afinal já não vai ter.

Depois de porem meio mundo a sonhar com as possibilidades que esse modo traria ao mundo dos jogos, abrindo novas perspectivas e novas formas de interactividade, eis que voltam atrás com a palavra.


Que tristeza... é mesmo gozar com a cara das pessoas. :(

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Quakes e Derivados

Todos sabemos que há jogos que são maiores que si próprios, mas... será algum deles maior que o Quake?

Ora vejam a sua árvore familiar:



[Wiki via BB]

domingo, 13 de abril de 2008

PS3 Code of Death

Se têm uma PS3, a última coisa que irão querer ver é o erro 80010514 a aparecer no vosso ecrã.

Aparentemente, tem havido um surto de relatos de utilizadores que se queixam que o drive Blu ray da PS3 simplesmente deixou de funcionar.

Embora a Sony não tenha colocado problemas quanto a aceitar e resolver este problema durante o prazo da garantia (se bem que nada vos impede de receber uma PS3 "reciclada") para todos os outros fora de garantia cobram $150 pelo novo drive.

Não é caso para alarme - veja-se o caso das Xbox 360 que tiveram montes de problemas - vamos esperar mais uns tempos e ver se isto é um incidente normal, ou se toma proporções mais preocupantes.

sábado, 12 de abril de 2008

Grid Videos

Lembram-se de vos falar de GRID um jogo de corridas de automóveis que visualmente não estava nada mau?

Pois bem, eis mais 2 vídeos para vos abrir o apetite:


[Yokohama]


[Jarama]

quinta-feira, 10 de abril de 2008

PS3 Update v2.30

E eis que o update 2.30 para a Sony PS3 está aí, e incluindo a esperada PLAYSTATION Store remodelada. Como podem ver no seguinte vídeo.

Mas nem só de lojas vivem os jogadores, e esta versão vem também acrescentar o DTS-HD Master Audio aos filmes Blu-ray, o que significa que finalmente podemos usar a PS3 tendo a mais alta qualidade de áudio possível. Isto significa áudio a cerca de 25Mbps capazes com 7.1 canais a 96khz e 24bits. Para além disso, suporta também o DTS-HD High Resolution Audio que ocupa menos espaço em disco (informação sobre estes codecs aqui)

via [playstation]

Sky Crawlers

Já tinha falado sobre o Sky Crawlers, um "simulador" de vôo que tem impressionado toda a gente que vê as suas imagens e trazido para a Wii pelos criadores de Ace Combat.

Desta vez deixo-vos com o trailer:



E um vídeo do criador do jogo a demonstrar a forma de comando (que mesmo não se percebendo muito, dá sempre para ver mais uma imagens do jogo! :)

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Wii Não Vai Descer de Preço

Embora alguns sites andem a apregoar que a Wii vai baixar de preço - e logo 100 euros! - é óbvio que essa notícia apenas teria lugar no passado dia 1 de Abril.

A Nintendo já veio desmentir de forma categórica que não há qualquer previsão de uma redução de preço, e que tudo não passa de rumores e especulação.

Um site de jogos francês tinha anunciado que a Wii + Wii Sports iria baixar dos 249 Euros para 149 Euros (nem exageraram muito, pois não?) e que um novo pacote com o Mario Kart seria lançado a 199 Euros.

Bem podem esperar sentados...

Enquanto o volume de vendas da Wii não baixar drasticamente, não há qualquer motivo para que a Nintendo mexa no preço da sua consola. E quando o fizer, certamente que será de forma o mais subtil possível, e não baixando 100 Euros de uma vez.

Blu-ray vs Disco Rigido na PS3

A Sony bem apregoa as fantásticas vantagens do Blu ray a torto e a direito, no entanto, na prática as coisas parecem também sofrer de alguns inconvenientes que não vemos publicitados...

Vejam-se os casos dos jogos na PS3 que obrigam a instalação de vários Gigabytes de dados no disco rígido - operações que por vezes chegam a demorar cerca de meia-hora.
(longe vai o tempo de meter um CD/DVD na consola e começar a jogar em poucos segundos)

A questão tornou-se explosiva quando os jogadores decobriram que o jogo Devil May Cry 4 obrigava a uma instalação de 20 minutos para o disco rígido na PS3, enquanto que o mesmo jogo na versão Xbox 360 não necessitava de qualquer instalação.

Como se explica então que alguns jogos obriguem a instalação, enquanto outros igualmente "gigantescos" (Burnout, CoD4, Dark Sector) não precisem?

Aparentemente tudo se deve a uma limitação do formato Blu-ray que, tal como os leitores DVD de primeira geração, apenas consegue ler os dados a uma única velocidade. (Sim, lá por agora ser comum ter leitores de DVD capazes de ler a 10x ou 20x a velocidade normal, no início era algo bem mais demorado.)

Portanto, embora o Blu-ray ofereça 50GB de espaço nos discos de dupla camada, a velocidade a que esses dados podem ser lidos é bastante limitativa actualmente.

No entanto há várias soluções curiosas que alguns programadores usam: por exemplo, em Fallout 3, vários elementos críticos do jogo estão duplicados no disco Blu-ray, para que se evite o atraso de andar a ler dados de vários locais diferentes do disco.
(O que por vezes dá origem aos comentários de que um jogo ocupa "N Gigabytes" e que portanto seria impossível caber num DVD!)

Este problema não é exclusivo da PS3 - sendo algo que me "incomoda" igualmente no mercado dos jogos para PC. Com a agravante que num PC "normal" temos leitores de DVD capazes de ler os jogos a muita maior velocidade - pelo que o problema seria ainda menor; e eu só estou a pedir a possibilidade de escolher entre instalar ou jogar directamente do disco.

No entanto, a melhor opção para a PS3 é mesmo a utilizada pela EPIC no Unreal Tournament 3, que permite (mas não obriga) a uma instalação no disco rígido: quem quiser ter loads mais rápidos, instala; quem não se importar de esperar e preferir poupar espaço em disco, corre directamente do disco Blu-ray.

Porque senão, é a própria Sony a não admitir a morte anunciada do seu tão ostentado formato Blu-ray, ao obrigar à instalação dos jogos em disco rígido, algo que - mais cedo ou mais tarde - vai no sentido de promover os jogos via download (o que já acontece - e com grande sucesso: veja-se o caso do GT5 Prologue e Warhawk) dispensando completamente o uso do suporte físico de distribuição.

[Inspirado após leitura deste post]

Rock Band-alheira

Há roubar e há enraoubar!

O jogo Rock Band, que oferece a possibilidade de tocarem numa banda, com uma guitarra, bateria e microfone, tem sido um sucesso em todo o mundo desde que foi lançado.

Todo o mundo, isto é... todo o mundo excepto a Europa!

Ora vejam só:

Quando o jogo foi lançado nos EUA, custava $169 - incluindo a bateria, microfone, guitarra, e o jogo.
Mas quando chegar à Europa a 23 de Maio... as coisas vão ser bem diferentes!

Para começar, vão haver duas edições: a "Instrument Edition" vai custar €170 euros, e traz a bateria, a guitarra e o microfone. E é isso mesmo - não traz o jogo!
Se querem o jogo então terão que pagar mais €70, o que eleva o total para €240!

EUA: $169 (€107) - Europa: €240

Tem algum cabimento!?! Espero bem que todos os europeus boicotem este jogo - e todos os outros! Que estas diferenças de preço não afectam só este jogo.

Update: e ainda têm o descaramento de vir dizer que a diferença se deve a "pequenas coisas" como a diferença do IVA!
Ok, vamos meter 30%(!) de IVA em cima do preço sem IVA americano: 107+30% = 140 Euros... E então? Onde estão as outras "pequenas coisas" que justifiquem pagar os restantes 100 euros a mais!?!

Super Mario em 14Kb Javascript

Para se ter uma ideia dos exageros a que (na minha opinião) assistimos na indústria dos jogos - e do software em geral, vejam este exemplo de um Super Mario programado em Javascript e que ocupa apenas 14Kb.

E se pensam que isso é apenas o código, e que depois gasta uma centena de KB nas imagens e som, estão bem enganados: são 14KB com *tudo* incluído!

Obviamente, e com as devidas ressalvas, dá que pensar quando algumas companhias vêm dizer que os 50GB dos Blu ray são insuficientes...

terça-feira, 8 de abril de 2008

Quake no iPod Touch

Querem ver que tal se porta o Quake no iPod Touch? Então fiquem com o vídeo.

E obviamente, é controlado uando os acelerómetros do Touch! :)

segunda-feira, 7 de abril de 2008

GT 5 Prologue - Voltas Perfeitas... Demais

Este artigo foca um problema comum, e que provavelmente se irá tornar cada vez mais frequente nos tempos que correm.

Um jogador que passou horas infindáveis a aperfeiçoar o seu estilo de condução, na esperança de chegar aos lugares cimeiros do ranking na internet, chegou à conclusão que era "impossível" (estando a fazer as voltas no GT 5 Prologue da forma mais rápida e perfeita possível) estar ainda a mais de 1 segundo de distância dos primeiros lugares.

Descarregou o "carro fantasma" da volta mais rápida e... afinal esses jogadores estavam a usar uma tácticas pouco usuais, usando as barreiras laterais para fazerem richocete e conseguirem dar alguma curvas de forma mais rápida do que se poderia fazer a seguir a trajectória ideal.

Isto leva-nos à seguinte questão: porque é que alguns jogadores fazem batota?

A internet expõe-nos a toda uma imensidão de jogadores, e é inevitável que uma minoria recorra sempre a todos os meios ao seu alcance para serem notados.
Quando isso acontece, a única coisa a fazer é não nos deixarmos ser atraídos para um confronto com essas pessoas...

Mas não vou ficar surpreendido se qualquer dia começarmos a assistir a "condomínios fechados" para jogos online, onde apenas um grupo restrito de jogadores - que realmente se quer divertir - poderá jogar, longe da "selva" desses jogadores que passa o dia a procurar cheats e bugs que sirvam para ter vantagem sobre os demais.

domingo, 6 de abril de 2008

Crysis: A Vingança dos Tubarões

Já deviam saber que não se devem meter com tubarões; porque quando eles se chateiam a sério, não é uma coisa insignificante como a falta de água que os vai impedir de vos perseguir. :)



A experimentar, num Crysis perto de vós.

sábado, 5 de abril de 2008

Project Origin: Abomination

Mais um jogo que deve ser jogado num quarto às escuras. :)

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Dual Shock 3 para a PS3

Depois de ter, não ter, e voltar a dizer que ia ter, a Sony finalmente lançou os comandos que deveriam ter saído com a PS3 logo desde o início, os Dual Shock 3, com rumble (e o motion sensing.)

Parece que ficou provado que a "desculpa" da altura, de que o rumble seria incompatível com o sistema de motion sensing, não passava apenas disso: uma desculpa para evitar pagar pelo uso da tecnologia aos detentores da patente.

Mas pronto, mais vale tarde do que nunca: Adeus SixAxis, olá Dual Shock 3! :)

quinta-feira, 3 de abril de 2008

No More Heroes

Se há jogo que eu tinha curiosidade em experimentar na Wii, era sem dúvida o No More Heroes.
Enquanto não chega um jogo que nos permita usar uma espada laser estilo Star Wars em total liberdade, este é o único jogo que nos deixa (em parte) ter essa sensação.



Criado por Suda51, que muitos conhecerão do jogo Killer7 na Gamecube, é um jogo completamente "maluco", com inúmeras cenas que envolvem decapitações, desmembramentos, e milhões de litros de sangue a jorrar por todo o lado. Algo que infelizmente será censurado na versão europeia do jogo (inadmissível!) Felizmente tive a oportunidade de jogar até ao fim a versão americana, que não sofre desse problema.



O jogo é uma mistura de outros géneros, com cenas ao estilo GTA, onde temos que andar pela cidade em busca de missões para ganhar dinheiro, comprar roupa, armas, treinar, etc. com cenas de combate únicas e memoráveis.

O nosso obejctivo é chegar ao nº1 do ranking de uma associação criminosa. E pelo caminho somos presenteados com uma história que até tem direito a "twist" final e tudo.
Tudo isto com uma grande dose de ironia e comédia quanto baste.

Há diálogos que vos vão deixar a chorar de riso (depois digam-me quando chegarem à cena que precede o combate final! :)

Acabei o jogo em cerca de 12h, o que é razoável para um jogo deste género - podendo perder-se mais algum tempo em busca de algumas outras missões e objectivos, assim como tentar acabar o jogo no modo de dificuldade mais elevada.

Só pelo estilo visual e o argumento, este é um jogo que merece lugar na vossa colecção de jogos para a Nintendo Wii.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Wimote Psicadélico

Se acham que o vosso Wiimote é um bocado "sem estilo" e branco demais, vejam o que podem conseguir com um bocado de imaginação e uns leds coloridos.



Sem dúvida que trará mais cor às vossas sessões de jogos na Wii. :)

terça-feira, 1 de abril de 2008

PS3 e Xbox 360 vão ser Compatíveis

Num anúncio inesperado, a Microsoft e a Sony formaram uma parceria que visa aproximar e uniformizar o mercado das consolas.

Um responsável pela área dos videojogos disse que, com a tecnologia actual, é perfeitamente possível qualquer uma destas consolas emular a outra, pelo que será fácil avançar com o desenvolvimento de jogos que funcionem simultaneamente em ambas as consolas.

Quando interrogado sobre a diferença de espaço entre os actuais DVDs e os Bluray, o mesmo responsável disse que é apenas uma questão de tempo até que seja fundamental a existência de um disco rígido de grandes dimensões - o que juntamente com as ligações de banda larga à internet, abrirá as portas à distribuição de jogos online.


A curto prazo assistiremos ainda à possibilidade de efectuar jogos online entre as duas consolas ex-concorrentes, e mais interessante ainda: poder interligar jogos diferentes.

Esta última tecnologia permitirá - por exemplo - jogar jogos de corridas entre o Forza Motorsport na Xbox 360, e o GT5 Prologue na PS3.

Mas as possibilidades não se ficam por aqui! Alguns técnicos disseram-nos que será também possível interligar jogos completamente diferentes, sendo possível jogar GT5 nas ruas de GTA IV, enquanto outros jogadores jogam partidas de Tenis e Golfe nos parques da cidade; ao mesmo tempo que jogadores do Ace Combat lutam nos céus.

Sem dúvida, uma nova era no mercado dos video jogos!
Related Posts with Thumbnails